Aqui, peça escrita pela catarinense Martina Sohn Fischer, de 19 anos, está em cartaz até quinta-feira no Club Noir, em São Paulo. O lugar serve de palco para a companhia do diretor Roberto Alvim e da atriz Juliana Galdino, diretora da montagem.
Continua depois da publicidade
O espetáculo faz parte da Mostra Brasileira de Dramaturgia Contemporânea do Club Noir, que irá montar oito textos de jovens dramaturgos brasileiros até abril de 2013.
– É uma honra ter um texto meu nesse projeto, pois a minha peça está ao lado de outras que são geniais, de autores amigos meus. É um projeto realmente admirável, feito com atores incríveis da companhia Club Noir e claro, com Juliana Galdino e Roberto Alvim – declarou a jovem dramaturga.
A peça foi escrita por Martina em setembro de 2011, durante o curso no Núcleo de Dramaturgia do Sesi Paraná, ministrado por Roberto Alvim, em Curitiba. No mesmo ano, a jovem havia deixado a pequena Porto União para viver na capital paranaense e estudar dramaturgia, depois de se apaixonar pela escrita dramática durante as aulas do mesmo núcleo, na vizinha União da Vitória.
Continua depois da publicidade
O texto, criado a partir das oficinas de Alvim e publicado este ano pelo dramaturgo, na coleção Dramáticas do Transumano (Editora 7 Letras, 136 págs.), tinha tudo a ver com o que o grupo estava procurando para encenar no Club: invenção, linguagem própria, novos procedimentos, outras formas de vida. Foi de lá, para o palco.
Leia a entrevista completa com Martina Sohn Fisher e o depoimento do diretor Roberto Alvim no Diário Catarinense de hoje.
>> Assista abaixo ao trecho do programa Metrópolis, da TV Cultura, sobre a Mostra Brasileira de Dramaturgia Contemporânea no Club Noir. O vídeo contem trechos da peça Aqui, de Martina Fischer:
Continua depois da publicidade