A timidez de Catarina de Luca Figueiredo, 12 anos, esconde um currículo de dar inveja a muitos artistas adultos. O talento por trás da fala mansa e do jeito de menina se revela na primeira canção – que pode ser tanto Let It Go, um clássico da Disney, quanto um intenso Someone Like You, de Adele. A atriz e cantora catarinense já esteve no elenco de 10 musicais nos Estados Unidos e aguarda o resultado de mais uma audição, desta vez para o clássico Matilda, na Broadway, em Nova York.
Continua depois da publicidade
A menina prodígio é de Florianópolis, mas se mudou cedo com os pais para os EUA. Em Miami descobriu o talento para o canto e embarcou em uma sequência de espetáculos aos nove anos.
Confira vídeo com Catarina:
A catarinense nasceu com lábio leporino (abertura na região do lábio ou palato) e precisou passar por duas cirurgias ainda bebê. Havia risco de prejuízo na fala por causa do problema.
Continua depois da publicidade
Além de manter a dicção perfeita, Catarina começou a mostrar aptidão para a música aos oito anos, quando acompanhava a onda jovem de cantoras como Miley Cyrus.
– Todos começaram a perceber que ela tinha talento, mas eu tinha medo de supervalorizá-la – conta a mãe, Fabiana de Luca.
A prova real apareceu na primeira audição. Cantando Adele, ela garantiu a entrada nas produções da companhia do Miami Children?s Theater. Foi o incentivo que faltava para Fabiana matriculá-la nas aulas de canto. O bom desempenho também rendeu o convite para um workshop intensivo de canto, dança e interpretação na Broadway.
Continua depois da publicidade
– Eu me achava afinada, e só. Não tinha noção se era mesmo boa nisso – revela Catarina.
Desde então, ela divide a rotina de adolescente com ensaios e cursos voltados para musicais. Para cada peça, inicia a preparação com o grupo dois meses antes da estreia. As temporadas normalmente são curtas, com oito shows. Por duas delas recebeu indicações como melhor dueto em musicais, melhor atriz e melhor voz.
Durante as férias que passou na Capital no mês passado, aproveitou para participar do workshop Acting with Song, com o britânico Martin Callaghan, que já atuou na Broadway.
– Para mim, ela é uma das revelações do teatro musical. Trabalho com grandes cantores e atores há mais de 22 anos. Mas o talento dela é incomparável. Quando ela abre a boca para cantar, me sinto arrebatado – afirma Martin.
Continua depois da publicidade
Os elogios não deslumbram Catarina, que sonha com a continuidade nos palcos, mas também tem outros planos:
– Quero ser pediatra e seguir as duas carreiras. Nos musicais, os atores trabalham muito unidos e isso é o mais legal.
Musicais que Catarina participou:
Annie, como Annie
Cinderella, como a irmã Drizella
Alice In Wonderland, como Rainha de Copas
Meu filho Pinóquio, como o líder
O Livro da Selva, como o tigre Shere Khan
Seussical, como Mrs. Mayor (Ransom)
Gypsy, como Balloon Girl e Newsboy
Seussical, como Who (Miami Children’s Theater)
Charlotte’s Web, como o tio
I Believe In Make Believe, como Donkey e a mulher velha