Dona Amélia Ramos de Souza chegou aos 100 anos muito bem de saúde. Uma proeza para poucos. Muito poucos pode-se dizer. No centésimo aniversário, ela estará como sempre gostou: rodeada de amigos e familiares. A data especial não poderia passar em branco. Por isso, a filha única, Joclena Antunes, de 60 anos, o genro, as três netas e os cinco bisnetos preparam uma festa grandiosa para ela. Cerca de cem convidados de diferentes cidades virão a Joinville para prestigiar o aniversário de Amélia.
Continua depois da publicidade
A avó da família é motivo de orgulho. Muito mimada por todos, Amélia também gosta de distribuir seus mimos. Está sempre preocupada com os bisnetos, para que não percam o horário da escola e estejam sempre servidos de um cafezinho quando na companhia dos amigos. Lembra-se pouco do passado, a propósito, ela nunca fez questão de lembrar do passado, pois é uma vivente do presente.
– Ela vive o momento, talvez seja esse o segredo de tanta vitalidade – comenta a neta Alessandra Aparecida Antunes Negrelo, de 41 anos.
Já o conselho de dona Amélia para uma vida longa e saudável é manter o sono em dia.
Continua depois da publicidade
– Dormir bastante é bom – disse com muito bom humor.
Apenas aos 99 anos é que Amélia perdeu a audição e diminuiu o ritmo, possivelmente por isso, tornou-se uma mulher mais calada, porém não menos animada. Ainda hoje, ela prega botões nas camisas dos bisnetos sem precisar da ajuda de óculos e mantém a tradição de rezar o terço todas as tardes.
Uma das histórias que gosta de relembrar é de quando estudou em um colégio de freiras em Itapetininga, em São Paulo.
– Elas cuidavam muito bem de mim – contou.
Amélia nasceu em um pequeno vilarejo próximo à Campos Novos, no Meio-oeste catarinense. Lá, ela viveu em meio a 13 irmãos na fazenda dos pais. Casou-se aos 30 com o vizinho Juvenal Ramos e teve a sua primeira e única filha aos 40. Seu Juvenal morreu aos 82 anos e desde então Amélia mora com a filha.
Continua depois da publicidade
Uma missa em ação de graças pelo dom da vida será celebrada neste sábado, às 19 horas na igreja Nossa Senhora Perpétuo Socorro, no bairro Costa e Silva. A festa de aniversário será no domingo, no restaurante Glória.