O 2º Onbongo Brasileiro de Surf começou nesta sexta, dia 30, num bom clima de outuno, sem vento e com sol e boas ondas de 1m50cm de altura na Praia da Joaquina, em Florianópolis. Válida pela terceira etapa da Taça Roberto Valério – o circuito nacional da Confederação Brasileira de Surfe (CBS) -, a competição foi praticamente reservada à categoria Open (sem limite de idade) nesta sexta.
Continua depois da publicidade
Os oito semifinalistas foram definidos, e a grande surpresa foi a eliminação do atual líder do ranking Thiago Bianchini (SC). Já o maior destaque foi o também catarinense Jussemir Junior, novo recordista de nota e pontos do Onbongo, com 8,5 e 15, respectivamente. As disputas continuam neste sábado, dia 31, e as finais começam às 11h30min de domingo.
– Dei azar, não consegui achar as ondas – disse Thiago Bianchini, que vinha de vitória no Ceará e terceiro lugar em Pernambuco, nas duas etapas que abriram o circuito brasileiro.
Ele não pontuou para o seu estado no Nordeste, mas foi colocado no time catarinense para a disputa do 2º Onbongo.
– Não acreditávamos que ele iria tão bem lá no Nordeste, por causa das ondas pequenas e sem tanta força como as aqui do Sul, onde o seu surfe rende mais. Também não achávamos que ele fosse perder tão cedo surfando aqui dentro de casa, mas competição é isso mesmo, às vezes acontece de não vir onda. Por isso que o surfe é um esporte tão emocionante: não têm favoritos – disse o técnico da equipe catarinense Otoney Xavier.
Continua depois da publicidade
Com uma onda surfada no fim da bateria, o gaúcho Daniel Pinto saiu da última para a primeira colocação, deixando a segunda vaga para as semifinais para o carioca Martins Bernardo, com ambos eliminando o líder do ranking Open Thiago Bianchini.
– A bateria foi decidida naquelas esquerdas que estavam entrando mais no meio da praia. Eu estava em quarto lugar até o final da bateria e só na minha última onda é que consegui virar o resultado – contou Daniel Pinto, que não foi competir nas etapas do Nordeste – Escolhi esses como os meus dois descartes e agora vou tentar um bom resultado aqui e também lá em Tramandaí (RS), na semana que vem.
Mesmo com a derrota de Bianchini, o time de Santa Catarina largou na frente após as duas primeiras fases da categoria Open, somando os mesmos 23 pontos da equipe paulista, campeã do 1º Onbongo Brasileiro de Surf.
Para compensar a derrota de Bianchini, o também catarinense Jussemir Junior foi o grande nome do primeiro dia. Ele surfou a melhor onda desta sexta-feira, recebendo nota 8,5, e totalizou a imbatível marca de 15 pontos de 20 possíveis.
Continua depois da publicidade
– Conversei com o Otoney antes da bateria e ele me indicou o lugar certo do mar, onde estavam vindo as melhores ondas – afirmou Jussemir, que já está escalado na segunda semifinal Open, com Heitor Pereira (SP), Felipe Martins (RS) e Martins Bernardo (RJ).
Já a primeira semifinal Open será composta por Felipe Kita Martins (RS), Marcelo Coutinho (SC), Daniel Pinto (RS) e Gustavo Deutrich (SC).
Neste sábado, dia 31, a partir das às 20h, um seminário denominado Meeting CBS será realizado no Praia Mole Park Hotel para apresentar e debater o exame antidoping, com a presença do presidente da Comissão Nacional de Controle de Dopagem da CBS Octávio da Silveira Neto.