O catarinense Edson Altino Pereira Júnior, 41 anos, foi eleito para a presidência da Confederação Brasileira de Remo (CBR) na tarde desta terça-feira, em pleito realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Edson Altino liderava a chapa 2, que superou a chapa 1, encabeçada pelo pernambucano Reinaldo Serrano. Na votação entre as 12 federações filiadas à Confederação, a chapa do catarinense recebeu sete votos contra cinco.

– Há um mês, quando começamos a campanha, estávamos perdendo por 8 a 4, mas conseguimos fazer um bom trabalho junto às federações, conseguimos os votos de Sergipe e Pará, e ganhamos a eleição – conta Edson Altino.

As federações de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Brasília, Rio de Janeiro e Espirito Santo completaram os votos da chapa vencedora. De acordo com Edson, também conhecido pelo apelido de Toco, a prioridade da nova diretoria que comandará o remo brasileiro pelos próximos quatro anos será fortalecer as categorias de base dos clubes.

Continua depois da publicidade

Para isso, o remador e dirigente espera contar com o apoio de ídolos do esporte como a catarinense Fabiana Beltrame, a primeira remadora do Brasil a conquistar um título mundial.

– A Fabiana já nos ajudou muito na campanha e é a madrinha dos projetos sociais da Federação (de Remo do Estado de Santa Catarina).E com certeza, hoje, ela é a principal figura do remo no Brasil.

A chapa vencedora conta ainda com o gaúcho e remador olímpico Marcelus Marcili dos Santos Silva como 1º vice-presidente e José de Carvalho Filho, do Distrito Federal, como 2 vice-presidente.

Continua depois da publicidade

O conselho fiscal é composto por João Batista Martins, Paulo Roberto da Silva Filho e José Vitor Caetano dos Santos. A Confederação Brasileira de Remo conta com os patrocínios do Bradesco e Petrobrás e apoio do Cômite Olímpico Brasileiro (COB).