A catarinense Bruna Rodrigues assume a seleção brasileira de basquete feminina de forma interina nesta terça-feira (23), para o Qualificatório do Pré-Mundial, em Ruanda, na África, entre os dias 19 e 25 de agosto. Além dela, Glenda Cruz, do Blumenau, está entre as convocadas.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Como estão os jogadores do Ouro no Vôlei do Brasil após o Rio 2016

— É o grande desafio da minha carreira, mas me sinto preparada e capacitada para coordenar a equipe e fazer um grande trabalho, representando da melhor forma possível Blumenau e o Brasil — destaca a blumenauense.

Continua depois da publicidade

Conheça a catarinense que assume a seleção brasileira de basquete feminino

Atualmente, Bruna Rodrigues é treinadora da equipe adulta do Blumenau e iniciou a carreira nas categorias de base da equipe catarinense com oito anos. Aos 15, já atuava com o elenco adulto.

A profissional saiu da cidade para jogar no basquete de Osasco, mas retornou para Blumenau, onde encerrou a carreira com 21 anos devido às lesões. Um ano depois, iniciou a carreira de treinadora das categorias de base. Aos 27, assumiu de forma definitiva a equipe adulta do basquete de Blumenau. Há seis anos já faz parte das seleções de base do Brasil.

Bruna é formada em Educação Física e tem pós-graduação na área de desempenho e treinamento. Além disso, tem diversos cursos na área, no Brasil e em outros países, como na Espanha.

Continua depois da publicidade

—  Bruna tem conhecimento das atletas do país convocadas, já que neste torneio não existe a possibilidade de usar jogadores que atuam no exterior — destacou a CBB no seu comunicado.

Brasil se prepara para Qualificatório Pré-Mundial e Sul-Americano

A convocação da seleção brasileira feminina foi divulgada nesta terça, para o Qualificatório do Pré-Mundial, em Ruanda, e o Sul-Americano, que acontecerá na sequência, em Santiago, no Chile.

Além do comando interino da treinadora catarinense, outra novidade é a presença de Pokey Chatman, técnica, assistente e General Manager na WNBA por 14 temporadas seguidas, chega como consultora técnica trazida pela CBB para o início da restruturação visando o ciclo Los Angeles 2028. No próximo trimestre, Pokey estará no Brasil para seguir com o planejamento para a próxima Olimpíada.

Bruna Rodrigues contará com Cláudio Lisboa, do Foz Basquete, como o auxiliar técnico. A direção é de Roseli Gustavo da Silva. Léo Figueiró, técnico do Vasco no masculino, será o supervisor técnico. O experiente profissional foi assistente de Aleksandar Petrovic na seleção brasileira masculina na Copa do Mundo em 2019.

Continua depois da publicidade

Ao todo, 17 jogadoras se apresentarão no dia 1º de agosto em Blumenau, para o início dos treinos. Vale lembrar que 12 viajam para Ruanda no dia 16 de agosto.

O novo torneio da FIBA terá 16 seleções em ação e que irão duelar pelo título que garante um posto no qualificatório para o torneio que ocorre na Alemanha, no segundo semestre de 2026. 

O Brasil vai jogar em Ruanda, em grupo com Hungria, Filipinas, Senegal e Brasil. E cruza nas semifinais com o grupo que tem Ruanda, Argentina, Líbano e Reino Unido.

Apenas o campeão da competição se classifica. Mas quem não garantir agora um lugar no qualificatório, terá a chance via copas continentais em 2025. 

Continua depois da publicidade

Os Pré-Mundiais de Basquete Feminino da FIBA de 2026 envolverão 24 equipes, com os vencedores dos torneios de pré-qualificação do México e de Ruanda e mais 22 equipes determinadas pelos resultados nas Copas Continentais Femininas da FIBA de 2025, como a AmeriCupW 2025.

Um total de 16 nações, incluindo a anfitriã Alemanha, conseguirão seus ingressos e competirão na Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA, como parte de um campo ampliado.

Convocação da seleção brasileira de basquete feminino

  • Maria Albiero – Ituano
  • Carina Martins – Sampaio
  • Alana Gonçalo – Sampaio
  • Micaela Duarte – Corinthians/Esperia
  • Gabriela Soares – SESI Araraquara
  • Leila Zabani – Ituano
  • Emanuelly Oliveira – SESI Araraquara
  • Thayná Silva – Sodiê Mesquita
  • Vanessa Sassá – Sampaio
  • Gabriela Guimarães – Ituano
  • Vitória Marcelino – SESI Araraquara
  • Aline Moura – SESI Araraquara
  • Monique Teresa – Ituano
  • Letícia Josefino – SESI Araraquara
  • Alexia Dagba – SESI Araraquara
  • Glenda Cruz – Blumenau
  • Letícia Gomes – Ituano

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade