Na teoria, o futebol pode ser resumido em um jogo no qual 22 atletas se enfrentam, na luta pelo domínio de uma bola para superar o adversário, marcando o maior número de gols possível. Na teoria. Na prática, ele é muito mais do que isso. Ele proporciona emoção, mexe com sentimentos, movimenta a economia e envolve muita gente, muito mais dos que os 22 que entram em campo.

Continua depois da publicidade

Sem a presença do torcedor nas arquibancadas, o espetáculo não será completo. É a união de todos, jogadores, torcedores, dirigentes e os demais personagens do mundo da bola que fazem a magia do futebol. Clicando nos links a seguir, você vai conhecer a história de 10 catarinenses que personificam isso. Cada um com uma história e as devidas particularidades, mas todos unidos por um sentimento comum: o amor pelos clubes que vão disputar o Campeonato Catarinense.

Jimena, Evandro, Carlos Miguel, Luis, Ivone, Rosangela, Cassiano, Carlos Henrique, Luis Antônio e Ricieri estarão ligados, na torcida pela estreia com resultado positivo de Avaí, Brusque, Chapecoense, Concórdia, Criciúma, Figueirense, Joinville, Juventus, Marcílio Dias e Tubarão, respectivamente. Será o primeiro passo de uma caminhada que seguirá até o dia 26 de abril para aqueles que forem decidir o título.

Um dos personagens e os respectivos pares de paixão futebolística vão poder soltar o grito de campeão, quando o árbitro der o apito final e decretar o vencedor do Estadual de 2020. Até lá, espera-se que eles e os milhares de catarinenses que foram aos estádios façam valer as palavras que constam na capa desta edição. É isso que esperamos do futebol.

A bola começa a rolar na próxima quarta-feira, dia 22. Boa sorte e sucesso a todos!

Continua depois da publicidade

Confira a história de cada torcedor

Avaí: Paixão passada entre gerações no Sul da Ilha

Brusque: Dos primórdios aos momentos de glória ao lado do Brusque

Chapecoense: Na Chape, a paixão vem de berço

Concórdia: Seu Dino costura a história do futebol em Concórdia

Criciúma: Dona Ivone tem mais de quatro décadas de devoção ao Tigre

Figueirense: Rô tem carinho pelo futebol, mas o amor é pelo Figueira

Joinville: Comerciante de Joinville tem alma e orgulho tricolor desde criança

Juventus: Comerciante mantém viva a paixão de adolescência pelo Juventus

Marcílio Dias: Torcedor-mirim do Marcílio Dias quer ver mais crianças nas arquibancadas

Tubarão: Engenheiro do Sul do Estado carrega o amor pelo Tubarão tatuado na pele