O Campeonato Catarinense 2019 vai começar mais cedo e poderá ter uma alteração em relação ao de 2018: a realização de semifinais, em jogo único. Essa mudança, porém, ainda depende do aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Continua depois da publicidade
Em reunião do conselho técnico, na tarde desta quarta-feira em Camboriú, os 10 clubes e a Federação Catarinense de Futebol descartaram uma mudança mais radical, como a divisão em dois grupos de cinco, em função do Estatuto do Torcedor, que exige a repetição de uma fórmula por dois anos.
Assim, o Catarinense de 2019 será praticamente igual ao de 2018. Na primeira fase, todos jogam contra todos, em ida e volta, totalizando 18 rodadas. Os dois primeiros colocados na classificação geral decidem o título em jogo único.
No entanto, a Federação tentará conquistar uma 20ª data junto à CBF. Se conseguir, a ideia é realizar semifinais em jogo único (1º x 4º, 2º x 3º), com decisão também em partida única.
Para assegurar as 19 datas, a competição vai começar dia 16 de janeiro, uma quarta-feira. O calendário da CBF prevê o começo dos Estaduais no dia 19, sábado.
Continua depois da publicidade
Para conquistar a 20ª data, a ideia é aproveitar duas quartas-feiras que são destinadas para a mesma etapa da Copa do Brasil. Assim, os clubes catarinenses que jogarem em uma semana pela competição nacional atuarão na outra pelo Estadual, como aconteceu no ano passado.
O conselho técnico também aprovou o aumento do número de participantes para 21 clubes. Essa mudança, entretanto, só vai acontecer em 2021, também em função do Estatuto do Torcedor. Em 2020, apenas um clube será rebaixado, e três vão subir da segunda para a primeira divisão.
Ouça a entrevista com o presidente da FCF, Rubens Angelotti:
Confira a primeira rodada:
16 de janeiro, quarta-feira
Brusque x Joinville
Tubarão x Hercílio Luz
17 de janeiro, quinta-feira
Chapecoense x Marcílio Dias
Criciúma x Figueirense
Avaí x Metropolitano