A edição do Campeonato Catarinense de 2018 será realizada em uma disputa de pontos corridos, com todos os times se enfrentando em turno e returno. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) ainda irá pedir à CBF para que o campeonato tenha 20 datas, não 18, para que haja a realização de semifinal e final em jogo único. A fórmula do Estadual do ano que vem foi decidida em reunião de mais de três horas realizada na tarde desta segunda-feira na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Camboriú e vale também para 2019.

Continua depois da publicidade

Como havia informado o comentarista Rodrigo Faraco, a Federação tinha a intenção de fazer um campeonato com dois grupos, com disputa de semifinais e finais. Essa proposta, no entanto, desagradou as equipes consideradas “pequenas”, que negaram a ideia de fazer um quadrangular com os últimos colocados para decidir as equipes que seriam rebaixadas.

De acordo com Rubens Angelotti, presidente da FCF, a decisão pela fórmula dos pontos corridos foi unânime e agora a Federação irá buscar com a CBF a disponibilidade de mais uma ou duas datas. “A nossa primeira tentativa de conseguir mais datas com a CBF já foi recusada. Vamos conversar bastante, pelo menos uma para final nós podemos conseguir. Até dia 17 de novembro nós devemos definir se teremos mais uma data ou não”, explicou Angelotti.

Ouça a entrevista de Rubens Angelotti, presidente da FCF:

“Falta de motivação”

Continua depois da publicidade

O mandatário do Avaí, Francisco Battistotti, disse que a decisão não foi unânime, pois o clube votou na proposta feita pela Federação. Ele ainda contestou a fórmula escolhida, sugerindo uma possível falta de motivação para as equipes que não estiverem disputando o título na parte final da competição. “Fomos voto vencido na escolha da fórmula. Tenho a preocupação de que se a FCF não conseguir as duas datas, a disputa vai ser só em pontos corridos. E se o time que estiver se destacando com grande diferença de pontos, qual vai ser a motivação das outras equipes? Mas se conseguir duas datas, excelente”, afirmou. Ouça:

“Premia a regularidade”

O presidente da Associação de Clubes e do CA Tubarão, Luiz Henrique, elogiou o debate feito na reunião e disse que a fórmula traz estabilidade. “Hoje foi um dos dias mais importantes para a reconstrução do futebol catarinense após a tragédia da Chapecoense. Todos os clubes ouviram as ideias uns dos outros. Essa fórmula escolhida premia a regularidade, é a adotada no mundo todo. A Federação irá tentar mais duas datas, mas uma para a final deverá ser mais fácil de conseguir”. Ouça:

O Campeonato Catarinense de 2018 está previsto para começar no dia 17 de janeiro e terminar no dia 8 de abril. Com a realização da Copa do Mundo, a edição do próximo ano é mais enxuta.

Continua depois da publicidade