O catamarã de Florianópolis, que realiza passeios turísticos pela Ilha de Santa Catarina, foi apreendido pela Marinha do Brasil nesta quarta-feira (12). A embarcação sofreu um acidente na noite de terça-feira (11) e oferece risco para a segurança da navegação e proteção de passageiros no mar, conforme uma inspeção feita pela Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC). O barco deverá ficar sem navegar até passar por todos os reparos necessários.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O “Kattamaran III”, como é chamado, bateu contra uma pedra enquanto realizava um passeio noturno pela Baía Norte da Capital. Segundo a empresa Três Fronteiras Turismo e Navegação, a ponta do casco da frente foi amassada, mas a estrutura não ficou comprometida.
Na fiscalização da Marinha, na quarta-feira, a CPSC afirmou que há “risco para a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar” em uma nota divulgada à imprensa nesta quinta-feira (13). Por essa justificativa, a embarcação foi “apreendida, sendo retirada do tráfego e navegação, até que as avarias sejam sanadas”.
As autoridades instauraram um Inquérito sobre Fatos e Acidentes da Navegação (IAFN) para verificar as
causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. O prazo para o encerramento do procedimento
administrativo é de 90 dias.
Continua depois da publicidade
Em nota, a empresa que realiza o passeio pediu desculpas à população e disse que, em breve, voltará a a receber turistas e visitantes normalmente para o passeio.
Leia também
Obra da nova ponte na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, é suspensa pela Justiça
Acessibilidade na Avenida das Rendeiras é aprovada pelo Ministério Público após dois anos de impasse