Todos os dias, o caminhão de coleta seletiva da empresa Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Limitada, de Jaraguá do Sul, despeja o lixo reciclável recolhido pelas ruas da cidade na associação de recicladores, no bairro de Nereu Ramos. Mas na terça-feira, um dos caminhões trouxe um conteúdo diferente.

Continua depois da publicidade

Quando os 11 recicladores chegaram para trabalhar, na quarta-feira pela manhã, escutaram os miados desesperados de filhotes de gatos em meio aos mais de 400 quilos de materiais amontoados para fazer a separação.

– Os cachorros que vivem aqui estavam desesperados. Era miado de gatinho pequeno e parecia ter uns cinco ou seis bichinhos -, lembra a presidente da associação, Rosangela de Oliveira, 40 anos.

Os animais ainda não foram encontrados, continuam desaparecidos no meio do entulho. Depois que os gatos pararam de miar, os funcionários da associação passaram a procurar conforme retiraram o material do amontoado.

Continua depois da publicidade

– Procuramos muito, ficamos com bastante pena. Mas agora já devem estar mortos. Nós desconfiamos que seja uma ninhada, que alguém colocou em uma sacola ou papelão e jogou no lixo -, afirma a presidente.

Animais mortos jogados fora

Conforme os catadores, é comum encontrar animais mortos junto ao lixo que será separado. Mas esta foi a primeira vez que o grupo recebe os bichinhos ainda vivos.

– Já encontramos cobra, cachorro e rato mortos. Todos trazidos pelo caminhão de lixo e encontrados no mesmo monte, que depois é separado. Mas animal de estimação vivo foi a primeira vez, em 18 anos de associação -, destaca.

Continua depois da publicidade

Os catadores esperavam encontrar até o fim da tarde de quinta os animais, que já devem estar mortos, para enterrá-los.

– Quando foram trazidos, os homens que trabalham no caminhão não devem ter escutado por causa do barulho do veículo. Eles não sabem de onde pegaram os bichinhos -, acredita Rosangela.

A associação de catadores separa o lixo de materiais recicláveis como vidro, plástico, papel e metal e envia para empresas específicas redistribuírem para a reutilização, em Jaraguá do Sul, Joinville e Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

De acordo com o gerente regional da Ambiental, Mario Luiz dos Santos, o caminhão de coleta reciclável passou na terça-feira pelos bairros Nereu Ramos, João Pessoa, Santa Luzia, Tifa dos Monos, Ribeirão Cavalo, Santo Antônio e Três Rios do Norte.

– Vamos até verificar isso com os nossos funcionários. Esse tipo de situação é uma preocupação nossa -, afirma.