Um catador de sucatas encontrou uma cobra da espécie dormideira dentro de uma latinha no Bairro Czerniewicz, em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Após localizar o animal, o homem acionou a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), de acordo com o g1 SC.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
A espécie, encontrada na última segunda-feira (19), não é venenosa, segundo o biólogo do órgão Christian Raboch.
— A gente foi acionado no final da manhã para resgatar uma cobrinha que estava dentro de uma latinha. O senhor pega a latinha pela cidade, armazena-as e, depois de um tempo, acaba amassando para estar encaminhando para reciclagem. Quando ele foi amassar a latinha, ele viu que tinha uma cobrinha dentro e aí ligou para a Fujama — afirmou Raboch.
Menino de 11 anos morre após mordida de rato na Serra de SC
Continua depois da publicidade
Para retirar o réptil do local, foi preciso cortar a lata.
— Eu a coloquei para baixo da latinha e acabei abrindo a latinha com uma faca. Tomei cuidado para não machucar o animal — contou o biólogo.
O nome científico da espécie é Dipsas neuwiedi. Segundo o biólogo, as dormideiras podem chegar a 60 centímetros de comprimento. O animal resgatado dentro da latinha tinha cerca de 50 centímetros.
— Ela é muito, muito comum em área urbana porque ela se alimenta de lesma e caracol. As casas têm costume de ter horta. A horta é um lugar úmido onde tem bastante lesma e caracol e elas [dormideiras] acabam aparecendo — explicou Raboch.
Leia também
Escorpião mais venenoso da América do Sul é achado em SC
SC confirma 30 novos casos de varíola dos macacos em cinco dias e total chega a 234