Uma das oleaginosas da Floresta Amazônica mais famosas da culinária brasileira, a Castanha-do-Pará é comumente encontrada em diversas regiões do país mas, nestes casos, sob o nome de Castanha-do-Brasil. Logo, é normal que algumas dúvidas surjam devido às diferenças em sua nomenclatura. Afinal, qual o motivo para essa diferenciação? E qual seria o nome correto? Descubra nesta matéria!

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

De onde vem essa castanha?

De acordo com um ruído do Ministério da Agricultura sobre essa oleaginosa, ela vem de uma árvore chamada cientificamente de Bertholletia excelsa. Essa planta é de grande porte e fica nas regiões de matas altas da Amazônia brasileira, juntamente de outras espécies que formam os castanhais, dos quais as castanhas são extraídas.

Continua depois da publicidade

Período de extração 

O Ministério da Agricultura ressalta que o período de extração dessa castanha varia dependendo do local da Amazônia, principalmente pelas condições climáticas de cada lugar. Por isso, o pico da queda de castanhas pode ser em épocas diferentes do ano. No Pará, por exemplo, o pico é de janeiro a abril; no Acre é de outubro até fevereiro; e em Rondônia de outubro a fevereiro.

Castanha-do-Pará ou Castanha-do-Brasil?

De início, convencionou-se chamá-la de Castanha-do-Pará por sua grande abundância no Estado. Porém, esse nome pode gerar confusão, já que como pudemos ver, essa castanha não é exclusiva do Pará e sim de toda região amazônica.

Continua depois da publicidade

Além disso, para somar à confusão, segundo a Embrapa, em maio de 1992 a Convenção Mundial de Frutos Secos, com mais de 300 empresários, estipulou o nome de Castanha-da-Amazônia para essa oleaginosa. Segundo Márcio Cunha, empresário e presidente de uma marca de produtos da Amazônia, a denominação tem como objetivo conscientizar sobre a preservação da Amazônia.

Qual é o nome que o Ministério da Agricultura dá?

Mesmo com a determinação da Convenção Mundial de Frutos Secos, todos os documentos do Ministério da Agricultura encontrados pela reportagem utilizam a Castanha-do-Brasil. Então, essa é a opção oficial.

Leia mais

7 benefícios das castanhas para a saúde

4 receitas com castanhas para incluir na dieta

Caju, Maçã e Morango não são frutas, mas o que são?