O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou nesta terça-feira que o número de casos suspeitos da nova gripe no país subiu para 32 em 22 estados. O Ministério da Saúde atualizou no início da tarde o balanço sobre os casos suspeitos de gripe suína no país. Análises laboratoriais descartaram pela manhã dois casos e, com isso, o total de pacientes com suspeita da doença caiu para 32. Oito casos estão confirmados.
Continua depois da publicidade
Segundo o site G1, Temporão também destacou que a quantidade de casos confirmados continua em oito. Há ainda 29 casos em monitoramento e 166 descartados por exames laboratoriais, em um total de 237 análises realizadas até o momento. Ao todo, são três pacientes infectados pelo vírus no Rio de Janeiro – sendo dois transmitidos dentro do Brasil -, dois em São Paulo, um em Santa Catarina, um em Minas Gerais e um no Rio Grande do Sul.
As informações foram divulgadas pelo ministro durante audiência pública conjunta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e da Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde do Senado.
Especulações
Temporão afirmou que ainda é muito cedo para se fazer previsões sobre a disseminação da nova gripe pelo mundo. Até segunda-feira, o Brasil já havia confirmado oito casos da doença, sem nenhum registro de morte causada pelo vírus Influenza A (H1N1).
Continua depois da publicidade
– Como é uma doença nova há muita especulação e pouca certeza. Ainda é muito cedo para que se possam fazer previsões refinadas do que pode acontecer. A OMS mantém o nível (de alerta) 5, mas isso pode mudar a qualquer momento – afirmou Temporão. Para chegar ao grau de pandemia, basta o nível ser elevado para 6.
Tire suas dúvidas sobre a nova gripe.
Saiba mais no gráfico animado:
