Blumenau registrou uma alta considerável no número de casos de violências contra mulher em 2019. Só no ano passado, de acordo com dados divulgados pelo 10º Batalhão de Polícia Militar, foram 830 ocorrências desse tipo atendidas pela corporação. A média de 2,3 por dia corresponde a um aumento de 51% na comparação com 2018, quando 550 casos haviam sido contabilizados pela PM.
Continua depois da publicidade
Esse número está ligado, também, à quantidade de feminicídios ocorridos em Santa Catarina. Conforme último levantamento feito pela NSC Comunicação no fim de novembro, 52 mulheres haviam sido mortas por companheiros, os chamados crimes passionais. Só até então já eram 10 a mais do que 2018, quando o Estado havia registrado 42 feminicídios.
"Briga de marido e mulher se mete a colher, sim”
Na avaliação do comandante do 10º BPM, Jefferson Schmidt, o aumento no registro de ocorrências de violência contra a mulher em Blumenau se dá porque as vítimas estão mais encorajadas a denunciar.
O tenente-coronel afirma que a própria estrutura governamental está mais bem preparada para atender esses casos, e cita como exemplo a Rede Catarina – programa institucional da PMSC que busca prevenir ocorrências contra mulheres.
– Não podemos ser hipócritas de dizer que esse crime aumenta a partir de hoje, mas a atenção voltada a ele aumentou muito. Pouco tempo atrás se dizia que em “briga de marido e mulher não se mete a colher”. Se mete a colher, sim! E as pessoas, sabendo disso, passam a denunciar – afirma Schmidt.
Continua depois da publicidade
A prevenção dos casos de violência dentro de casa é a principal dificuldade da PM nesse tipo de ocorrência, completa o comandante.
– Nosso trabalho é de prevenção, mas como vamos prevenir a agressão de um filho contra uma mãe dentro de casa? Esse é um obstáculo muito grande. Não intransponível, mas muito grande. E que passa pela educação do agressor. Esse crime (de violência contra a mulher) estava mascarado dentro da sociedade, mas se vê em um momento com mais conscientização da mulher, da família, dos vizinhos, menos do agressor – completa.
Ocorrências de roubos e furtos caem
Outros números referentes à segurança pública de Blumenau no ano passado ou registraram queda, ou foram iguais a 2018. Os casos de assalto, por exemplo, tiveram redução de 29%, com 260 ocorrências, contra 366 no ano anterior. Furtos também caíram: 1.440 em 2019, contra 1.710 em 2018, uma queda de 15,7%. Já o número de homicídios foi igual, com 31 casos durante os últimos 12 meses.
Outros números da PM de Blumenau em 2019
Ocorrências atendidas pela PM em Blumenau: 21.729
Continua depois da publicidade
Pessoas presas: 2.634
Prisão de pessoas foragidas: 251
Armas apreendidas: 72
Jovens formados no Proerd: 3.052
Crianças atendidas no Programa Estudante Cidadão: 211
Implantação Rede de Vizinhos: 62
Atendimentos Rede Catarina: 461
Números importantes
Polícia Militar
Telefone 190: quando presenciar ou vivenciar algum episódio de violência contra a mulher.
Rede Catarina
Telefone 3221-7332 e e-mail 10bpmredecatarina@pm.sc.gov.br: para receber acompanhamento da polícia ou buscar orientação sobre as ferramentas de proteção à mulher.
Central de Atendimento para Mulher em Situação de Violência
Telefone 180: para buscar orientação sobre direitos e serviços públicos à população feminina, bem como para denúncias ou relatos de violência.
Delegacia de Polícia de Proteção a Mulher, Criança e Adolescente
Telefone 3329-8829: para registrar ocorrência de violência contra a mulher, bem como requerer medidas protetivas e iniciar processos contra agressores.