Santa Catarina tem confirmados 163 casos de varíola dos macacos até este sábado (10), aumento de 41,7% em apenas uma semana. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Até o dia 3 de setembro, SC havia confirmado 115 casos da doença. Desde então, o Estado acumulou mais 48 casos positivos em sete dias, o que demonstra o avanço do vírus Monkeypox no território catarinense.

Segundo a Dive, outros 299 pacientes suspeitos de infecção seguem em investigação. Mais 18 casos são considerados prováveis, com investigação laboratorial não realizada ou inconclusiva. Das 911 notificações de Monkeypox em SC, 426 foram descartados.

O alerta que vem do congresso de infectologistas em Florianópolis

Continua depois da publicidade

De acordo com a nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre a vigilância de casos de varíola dos macacos, publicada no começo de agosto, o período de transmissão do vírus se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.

Florianópolis é a cidade com mais casos da doença. Na quinta-feira (7), a capital catarinense concentrava 35% do número total de pacientes com Monkeypox. Segundo o último boletim completo da Dive, pelo menos 19 municípios do Estado já resgistraram pelo menos um caso de varíola dos macacos. 

Sintomas da varíola dos macacos

A varíola dos macacos geralmente dura de duas a quatro semanas e os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção. A doença é parente da varíola, doença que foi erradicada em 1980, mas menos transmissível e mortal.

SC pode ajudar hospital federal na Capital a manter serviços

Apesar da nomeclatura, a doença não tem relação com animais. Os casos recentes registrados no Brasil e no exterior foram de transmissão entre humanos.

Continua depois da publicidade

Veja os principais sintomas:

  • erupções cutâneas
  • febre
  • dores de cabeça
  • dores musculares
  • dores nas costas
  • dores de garganta
  • calafrios
  • exaustão
  • linfonodos inchados

Entenda tudo sobre a varíola dos macacos no vídeo

Leia também

Gibi ensina crianças a prevenir doenças renais em escolas públicas de Florianópolis

Demora no atendimento no Hospital Pequeno Anjo de Itajaí vira alvo de reclamação

Sem médicos, Hospital da UFSC suspende atendimentos na emergência pediátrica