O mundo espiritual coleciona muitas histórias de casos de mediunidade e sobre grande parte deles já ouvimos falar. Existe a convicção por parte de parcelas da sociedade de que pessoas famosas ou não, após alguns anos desencarnadas, contatam entes queridos para passar alguma mensagem relevante.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Essa comunicação, acredita-se, é realizada por meio dos médiuns, chamados também de intérpretes dos espíritos. Há dois anos, por exemplo, a esposa de Roberto Carlos, Maria Rita, morta em 1999 devido a um câncer, teria feito contato em uma carta psicografada. No texto, ela cita o médium também falecido Chico Xavier.

“Francisco Cândido Xavier tem me explicado muitas coisas. Ele, o maior santo que eu conheci na terra, depois de Jesus Cristo. Nesta semana me incumbiu de uma tarefa que jamais eu pensaria ter. Esta, de falar ao mundo, de forma mais lúcida do que antes, mostrando que a vida continua. E que existe uma sequência de passos que temos que dar antes que haja um desfecho de ciclo encarnatório”, diz em um trecho da carta.

Casos mediúnicos de famosos

A mídia mostra que são inúmeros outros casos gente desconhecida e de famosos desencarnados que tiveram cartas psicografadas por médiuns, entre eles:

Continua depois da publicidade

  • O baterista da banda Mamonas Assassinas
  • Paulo Gustavo
  • O cantor sertanejo Leandro, que fazia dupla com seu irmão Leonardo
  • A Princesa Diana
  • A apresentadora Hebe Camargo

Será que de fato convivemos com pessoas desencarnadas em nosso dia a dia? Tudo é possível diante desse mundo de mistérios indecifráveis e, parafraseando o respeitoso dramaturgo e poeta inglês, William Shakespeare, “há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia”.

Vários famosos desencarnados tiveram cartas psicografadas por médiuns
Vários famosos desencarnados tiveram cartas psicografadas por médiuns (Foto: Banco de imagens)

> 10 pragas do Egito: veja quais são

O que são casos mediúnicos

Já que os casos de mediunidade são comuns e constantes, vale a pena entender melhor este assunto.

Continua depois da publicidade

A expressão da mediunidade por meio da psicografia foi bastante popularizada e conhecida no Brasil, principalmente, pela atuação do médium Chico Xavier (1910-2002). Ele escrevia mensagens e histórias que recebia dos espíritos. 

Nesse material tinha muitas informações como nome de parentes, endereços, telefones e condições da morte que só as famílias reconheciam. Foram publicados mais de 400 livros psicografados por Chico Xavier.

A forma escrita usa a pessoa encarnada como instrumento para receber as informações do mundo dos mortos seja em forma de mensagens, cartas, contos ou romances. Esse atributo de psicografar continua presente em outros sensitivos, que podem inclusive possuir mais que um dom espiritual.

Além da psicografia, cujas mensagens e histórias narradas por espíritos são transcritas por médiuns, existem casos de mediunidade que se manifestam de outras maneiras como:

Continua depois da publicidade

> Quem são os artistas e os famosos que morreram de Covid-19

Dom de vidência

É quando um indivíduo enxerga um espírito como se fosse alguém vivo. Esses mortos que fazem contato visual não conseguiram se desvencilhar da terra por não aceitarem a morte. Ou porque querem enviar alguma mensagem aos entes queridos.

Psicofonia (pela audição e fala)

O sensitivo ouve uma ou várias vozes ao mesmo tempo. O espírito se manifesta com palavras da pessoa em transe, reproduzindo o que os espíritos dizem ou pedem.

Psicopictografia (através da pintura)

Sem nenhuma base artística, o médium produz inúmeros quadros com muita habilidade e rapidez. Por meio dessa arte, esses sensitivos conseguem decifrar o que dizem os desencarnados às angústias das pessoas que buscam a mediunidade como orientação para suas vidas.

Cura

A pessoa que tem o dom da mediunidade poderia interferir na saúde de doentes. Há exemplos de famosas cirurgias sem dor, nem sangue ou cirurgias espirituais, em substituição ou complemento a um tratamento convencional.

Continua depois da publicidade

Esse método realmente desafia até mesmo a medicina. São relatos surpreendentes de cura, inclusive de doenças graves.

> Por que pessoas morrem mesmo vacinadas contra a Covid-19?

Há quem busque o espiritismo depois de perder um ente querido
Há quem busque o espiritismo depois de perder um ente querido (Foto: Banco de imagens)

Casos de mediunidade: o que os desencarnados querem contar?

A crença em vida após a morte e a reencarnação são as características mais conhecidas do espiritismo. Ele busca o entendimento e a justificação sobre a morte, bem como sua aceitação com mais facilidade, principalmente para quem segue essa doutrina.

Por isso, muitas pessoas buscam o espiritismo após a perda de alguém querido. Conforme esta filosofia, ao desencarnarem, as pessoas passam para outro plano onde são recebidas por espíritos.

Os espíritas não falam em mortos, mas em desencarnados. Acreditam que a vida não acaba, apenas se deixa o corpo físico. Já os que estão na vida terrena são chamados de encarnados.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com o espiritismo, os desencarnados também sentem saudades das pessoas que deixaram e oram por elas. Ou seja, os laços afetivos continuam e a doutrina acredita que, um dia haverá reencontro em outro plano.

Vendo a aflição dos que ficam na Terra, os desencarnados procuram fazer contatos para amenizar a dor. E as dúvidas dos seus entes queridos sobre a passagem para o plano espiritual.

Exemplos de casos de mediunidade relacionados a famosos

Cássia Eller, cantora e compositora 

A artista brasileira teve quatro paradas cardíacas antes de partir, em 2001. Ela teria relatado a um médium carioca o suposto sofrimento que passou enquanto estava viva. “Estive mergulhada no inferno, num espaço sombrio e frio”, dizia em um trecho da carta que circulou nas redes sociais e levantou polêmicas sobre sua veracidade.

Paulo Gustavo, humorista e ator vítima da Covid-19

Sua carta escrita por uma médium teria sido enviada por uma ancestral do ator, concluindo que ele usava seu dom para ajudar terceiros. E que se engajava em causas sociais, o que seria sua principal missão na terra.

Continua depois da publicidade

A mensagem psicografada tinha peculiaridades do humorista que só pessoas muito próximas ao artista saberiam reconhecer. A morte de Paulo Gustavo comoveu o Brasil. Muitos rezaram dias seguidos por sua cura.

Paulo Gustavo (à esq), caso mediúnico recente
Paulo Gustavo (à esq), caso mediúnico recente (Foto: Instagram / Reprodução)

Volquimar Santos, falecido na tragédia do Edifício Joelma (SP)

Este é um dos casos mais famosos entre as cartas psicografadas pelo médium por Chico Xavier. A moça trabalhava com processamento de dados no 23° andar do prédio que pegou fogo em 1974 devido a um curto-circuito no ar condicionado. Ela morreu asfixiada na cobertura, enquanto seu irmão, que trabalhava no mesmo edifício, conseguiu se salvar.

A família de Volquimar, bastante inconformada com o fato, pediu ajuda espiritual e a jovem no primeiro contato deixou uma grande carta para a mãe, contando os seus últimos momentos de vida.

Um dos trechos do relato tinha as seguintes informações: “foi como se devêssemos todos naquela manhã obedecer, de um modo só, a ordem que vinha do mais alto, a fim de que a gente trocasse de vida e corpo”.

Continua depois da publicidade

A carta faz parte do livro de Chico Xavier no livro “Somos Seis” e a história da jovem se transformou no filme “Joelma, 23° andar”, baseado em sua psicografia.

> Vômito de baleia pode deixar sortudo milionário e é usado para fabricar perfumes

Por que as pessoas se interessam por mediunidade

O interesse por casos mediúnicos é grande porque esta seria uma forma de confortar quem não tem mais esperança. Ou de aliviar a dor da morte ou de alguma doença? Há quem quer, também, descobrir para onde vamos após a morte?

O assunto que, às vezes arrepia, ao mesmo tempo aguça a curiosidade e está bem longe de ser decifrado como uma conta matemática de fácil resolução. Para responder a muitas perguntas, é que as pessoas buscam apoio e orientação no âmbito das religiões e crenças.

Indivíduos de outras religiões que não o espiritismo também querem saber mais a respeito da mediunidade. A umbanda e o candomblé, por meio das filhas e filhos de santos, recebem os espíritos que dão consultas e conselhos aos seus seguidores em tempo real.

Continua depois da publicidade

O fenômeno da mediunidade ainda pode ser visto, inclusive, nos grupos carismáticos católicos, pentecostais, protestantes e evangélicos. Nas igrejas e templos, a manifestação do espírito santo ou do próprio Deus deixam os respectivos fiéis eufóricos.

Muitos dançam, choram, gritam, murmuram e falam frases espontâneas. Nesses momentos, quem é médium pode incorporar ou imantar espíritos e até pode cair no chão porque estão recebendo um espírito.

Outra forma de manifestar a mediunidade é quando o indivíduo começa a falar uma língua estrangeira sem ter conhecimento dela. E trata-se de um idioma desconhecido de todos os presentes. Esse fenômeno é conhecido como xenoglossia.

> Round 6: os jogos da série de maior estreia da Netflix

Sobre o espiritismo

Os estudos e as observações sobre a manifestação dos espíritos tiveram início na França, em meados do século XIX, por meio de Allan Kardec. Este é o pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, renomado pedagogo e educador francês.

Continua depois da publicidade

Espiritismo, kardecismo ou espiritismo kardecista é uma doutrina religiosa de cunho filosófico e científico. Sua principal crença é a constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações.

  • O espiritismo está aberto aos princípios de diferentes religiões, como a cristã e a umbanda. Os preceitos fundamentais e crenças do espiritismo são:
  • Evolução do espírito por meio da reencarnação
  • Existência de vida em outros mundos
  • Prática mediúnica que objetiva a comunicação entre vivos e mortos
  • Ato de fazer o bem para melhorar a vida espiritual
  • Deus é a inteligência suprema, autor das leis da natureza e criador do universo
  • Jesus é um espírito evoluído.

Você também pode querer ver: os animais mais bizarros de SC

Leia também

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay