Pacientes infectados com influenza A, mais especificamente a cepa H3N2, têm procurado os serviços de saúde para lidar com os sintomas da gripe. Apesar da queda nos casos e óbitos por Covid-19, o surto de influenza acende alerta no país.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O vírus, que já provocou uma epidemia de casos no Rio de Janeiro, está em pelo menos outras 10 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, de acordo com levantamento do portal Metrópoles realizado junto às secretárias estaduais. Com sintomas semelhantes aos da Covid — tosse, congestão nasal, febre e dor muscular –, é fácil confundir as duas doenças e é preciso exame PCR para ter certeza do vírus responsável pela infecção.
Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Rio Grande do Norte, Maranhão e Ceará já registraram casos de influenza. Goiás ainda não teve confirmação, mas monitora nove casos suspeitos da infecção pelo H3N2. Algumas unidades federativas alertam que o apagão de dados do SUS está dificultando a notificação de pacientes com o vírus, e os números podem ser maiores do que os divulgados até o momento.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.
Continua depois da publicidade
Leia também
Sem data para vacinar crianças contra Covid, SC soma quase 29 mil infectados nessa faixa etária
Brasil confirma 19 casos da variante Ômicron da Covid-19
SC confirma 7 casos de Influenza H3N2 e divulga alerta aos municípios