As ocorrências de incêndio atendidas durante o período de Carnaval em Santa Catarina dobraram em relação ao ano passado. A maior parte dos casos aconteceu na região da Grande Florianópolis, onde foram atendidas 61 ocorrências.

Continua depois da publicidade

Florianópolis foi a campeã no número de casos, com 24 registrados no período. Os dados foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e levam em conta incêndios em residências, automóveis, entre outras edificações, no período de Carnaval entre 1° e 6 de março de 2019 e 9 e 13 de fevereiro de 2018. Itajaí, no Vale, ocupou a segunda colocação com 19 casos, seguida de Palhoça e São José, municípios com 15 ocorrências cada.

Apesar de este ano o período de Carnaval contabilizado pelo CBMSC ter tido um dia a menos, este tipo de ocorrência teve aumento significativo no período, passando de 90 casos em 2018 para 183 em 2019. Os outros 122 casos aconteceram nos demais municípios catarinenses. A estatística não considera incêndios em vegetação.

O subchefe do Centro de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, 1° tenente Ian Triska, conta que não há exatamente uma razão que explique o aumento considerável dos casos em relação ao ano anterior. Ele explica que a corporação costuma atribuir o número de incêndios registrados à quantidade populacional, de modo que, proporcionalmente, municípios com mais moradores tendem a apresentar mais casos desta natureza.

No entanto, Triska ressalta que a maioria dos incêndios costumam acontecer em residências motivadas por acidentes domésticos, já que não há um trabalho de fiscalização e prevenção nesses imóveis, diferente do que ocorre em comércios que são obrigados a terem alvará de funcionamento, que prevê também ações de prevenção a incêndio.

Continua depois da publicidade

— A maior parte dos acidentes domésticos e de focos de incêndio estão relacionados à parte elétrica. Se a gente for ver as causas, geralmente é um curto circuito ou o fato de alguém esquecer um eletrodoméstico de alta tensão ligado — conta.

Dados apontam aumento geral no número de atendimentos

Ao contrário do saldo positivo das rodovias catarinenses, que apresentou queda de 69,2% no número de mortes, o Carnaval não foi tão tranquilo para o Corpo de Bombeiros. O número de ocorrências atendidas pelas unidades no Estado teve aumento comparado a 2018.

Neste ano, além dos incêndios, foram atendidas mais ocorrências de salvamento e resgate e atendimentos pré-hospitaleres de modo geral — que levam em conta casos de entorses, mal súbitos, traumas, fraturas, cortes, entre outras que necessitem do apoio de uma ambulância. O número de acidentes, entretanto, se manteve o mesmo do ano anterior.

Leia mais notícias de Santa Catarina