Os casos de incêndios em residências de Joinville aumentaram 24% em 2022, em comparação com os números do ano anterior. Os dados são de levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários sobre os atendimentos operacionais feitos ao longo dos últimos 12 meses.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A corporação joinvilense trabalha com três tipos de atendimentos à comunidade e os incêndios foram os que tiveram maior aumento em 2022. O número de ocorrências passou de 667, em 2021, para 793, no ano passado, o que representa crescimento de 18,8%, segundo os bombeiros.

Entre os tipos de incêndios, o que mais gerou chamados da comunidade foram os registrados em casas, com 166 acionamentos – em 2021, a categoria havia demandado 133 atendimentos dos bombeiros. Na sequência, o fogo em meios de transporte (138 casos) e por vazamento de gás combustível (117) estão entre as principais ocorrências.

Outro tipo de ocorrências com aumento nos atendimentos realizados pelos Bombeiros Voluntários durante o ano de 2022 foram os chamados “eventos extraordinários”. Eles cresceram 8,6%, passando de 1,9 mil para 2,1 mil. O principal foram as capturas de animais, seguidos pelas buscas e salvamentos.

Continua depois da publicidade

Já as ocorrências pré-hospitalares tiveram redução em 2022. Apesar de ser o segmento com maior geração de demanda de serviços, houve queda de 7,1 mil para 7 mil chamados. Os acidentes entre carros e motocicletas lideraram esta categoria, com 1,5 mil ocorrências durante o ano. Em seguida, ficaram as quedas de nível, com 1,1 mil, e os transportes de pacientes, com 812.

Ao todo, os Bombeiros Voluntários atenderam quase 10 mil ocorrências ao longo do ano passado, com mais de 390 quilômetros percorridos e 189 mil horas somadas de serviços gratuitos nas escalas operacionais. Foram quase três mil horas a mais de trabalho do que em 2021.

Leia também:

Joinville tem queda de 84% nas mortes por Covid em 2022; veja evolução

Cesta básica fica mais barata em Joinville no início de 2023, diz Procon; veja preços

Avião “Pato Donald” passa pelo aeroporto de Joinville; veja as imagens