Com 184 casos de dengue confirmados em 2024, Araquari vive uma epidemia da doença e atingiu 6.000% a mais de confirmações se comparado com dados de janeiro do ano passado, quando somava apenas três. A cidade já registrou uma morte por causa da doença.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Os bairros com mais casos confirmados são Itinga, com 236; Porto Grande (12) e Centro (8). Além disso, outros 82 casos permanecem em investigação. O parâmetro para considerar epidemia é de 300 casos para cada 100 mil habitantes. 

Na última quarta-feira (31), a prefeitura organizou um mutirão de limpeza e conscientização no município, que contou com limpeza de terrenos baldios e roçadas e orientação para os moradores. 

Com o aumento de casos, o número de atendimento se intensificou em unidades de saúde de Araquari e região. Araquari deve receber as vacinas contra a dengue fornecidas pelo Ministério da Saúde. A distribuição será coordenada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

Já no estado catarinense, o aumento foi de 646,5% de alta nos casos de dengue em 2024, segundo aponta o relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). Os dados coletados de 31 de dezembro de 2023 a 29 de janeiro de 2024 foram comparados com o período de dezembro de 2022 a 29 de janeiro de 2023.

Morte por dengue

Um homem de 61 anos é a primeira vítima de dengue de Araquari em 2024. O idoso morreu no dia 27 de janeiro e a causa da morte foi confirmada pela Secretaria de Saúde municipal nesta quarta-feira (31).

De acordo com o município, o homem deu entrada na unidade de atendimento com os sintomas da doença e, após isso, resistiu apenas 48h.

Leia também

Ciclista é morto a tiros enquanto pedalava na SC-418, em Joinville

VÍDEO: Suspeito de furtar farmácia leva “mata-leão” de funcionário em Joinville

A empresa de Joinville que surfou onda dos investimentos e gerencia R$ 15 bilhões no Brasil