Os casos de dengue em Santa Catarina, este ano, já ultrapassaram o número total de pacientes registrados durante todo 2022 no Estado. Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiologia (Dive-SC), 96.040 pessoas foram infectadas até a segunda-feira (24), enquanto no ano anterior 83.276 adoeceram.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Em 2023, 89 mortes foram confirmadas e outras seis estão em investigação. No ano passado, 90 pessoas morreram em decorrência da doença de janeiro a dezembro.
Santa Catarina tem ainda 16.618 casos considerados como suspeitos e, por isso, conforme a Dive, os dados devem a aumentar nos próximos dias.
Entre 1º de janeiro a 24 de julho de 2023, foram identificados 50.084 focos do mosquito em 236 cidades. Ao menos 151 municípios são considerados infestados, de acordo com o documento.
Continua depois da publicidade
— A magnitude da transmissão da dengue no Estado de Santa Catarina nos últimos anos está diretamente relacionada com a disseminação do mosquito Aedes aegypti. E infelizmente, o número de óbitos é elevado, tanto em 2022 como neste ano — disse o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.
Vacina contra a dengue
Uma vacina contra a dengue foi aprovada pela Agência Nacional Sanitária (Anvisa) em março deste ano. Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que “trabalha para tornar o novo imunizante acessível por meio do SUS”, mas não deu prazo para que a vacina chegue nos postos de saúde. No momento, ela está sendo aplicada apenas por laboratórios particulares.
*Com informações do g1.
Leia também
Justiça determina suspensão de regras que poderiam afetar imóveis no litoral de SC
Pontes com corrosão avançada em Florianópolis devem ser reformadas em até 1 ano, diz MP