Chegou a 156 o número de casos de dengue em Santa Catarina em 2020, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC) divulgado nesta quinta-feira (5). O número representa um aumento de 126% em relação ao boletim anterior, divulgado em 20 de fevereiro, quando havia 69 casos confirmados.

Continua depois da publicidade

Os dados atualizados são referentes ao período entre 29 de dezembro de 2019 e 29 de fevereiro deste ano. No mesmo período do ano passado, o Estado tinha 58 pacientes com dengue.

Conforme a Dive-SC, a maioria dos pacientes, 70, contraiu a doença fora do território catarinense. Dentro do Estado foram 67. Outros 12 casos estão em investigação para saber o local da transmissão e 7 têm origem indeterminada.

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Não há casos de febre de chikungunya ou vírus da zika em Santa Catarina, outras duas doenças também transmitidas pelo mosquito.

Ainda de acordo com o boletim da Dive-SC, a maioria dos pacientes que contraíram a doença dentro de Santa Catarina foi infectada em Joinville, no Norte do Estado.

Continua depois da publicidade

Em relação aos casos contraídos fora de SC, os pacientes foram provavelmente infectados em: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Bahia e Acre, além do Distrito Federal e dos países do Paraguai e Porto Rico, informou ainda a Dive-SC.

Estado tem 100 municípios infestados pelo mosquito

Em Santa Catarina, 100 municípios são considerados infestados pelo Aedes aegypti, a maioria na região Oeste. Veja a relação:

Novo boletim da Dive
(Foto: Dive-SC, Divulgação)

Dengue em SC
(Foto: Dive-SC, Divulgação)