Santa Catarina registrou 119.429 casos de dengue confirmados entre janeiro até 18 de dezembro — um aumento de 42% na comparação com o mesmo período do ano passado. A doença causou 98 mortes no Estado em 2023. Os dados são do mais recente boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC).
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Os casos de dengue estão distribuídos em 129 municípios catarinenses, sendo que 38
atingiram o nível de epidemia. A cidade mais afetada pela doença é Joinville, com 44.477 casos confirmados até o momento. Na sequência estão Florianópolis (21.008 casos) e Palhoça (11.782).
Os focos de dengue também apresentaram aumento. Até o momento, foram identificados 70.815 focos do mosquito Aedes aegypti em 238 municípios. Comparando com o mesmo período de 2022, quando foram identificados 65.837 focos em 233 municípios, observa-se um aumento de 7,56%.
Veja onde estão os focos do mosquito da dengue

Alerta para dengue no verão
O verão, que começou nesta sexta-feira (22), é a estação com maior transmissão de doenças como a dengue, além da Zika e Chikungunya, proliferadas pelo mosquito Aedes aegypti, o que motivou um alerta da Dive/SC.
Continua depois da publicidade
Um dos principais cuidados é verificar locais que possam acumular água pelo menos uma vez por semana. Nesse período, o mosquito completa o ciclo de desenvolvimento, ou seja, vai de ovo à fase adulta. Por isso, a intervenção semanal pode interromper esse processo e diminuir significativamente a incidência das doenças.
Confira dicas para combater o mosquito da dengue
Leia também
SC repassa R$ 5 milhões aos municípios para combate do mosquito da dengue
Florianópolis intensifica ações contra a dengue; veja bairros com mais focos da doença
SC registra caso de dengue tipo 3, sem circulação há 15 anos