O número de casos confirmados da varíola dos macacos em Santa Catarina aumentou 54% em uma semana. Segundo dados divulgados no boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), nesta terça-feira (30), o número de diagnósticos positivos para a doença chegou a 94. Na última terça-feira (23), esse total era de 61 casos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
A Secretaria de Estado da Saúde informou também que 211 casos foram descartados, e 291 continuam em investigação, sendo oito deles considerados “casos prováveis” da Monkeypox.
Em Santa Catarina, 96% das pessoas que tiveram diagnóstico positivo para a doença são homens, segundo a Dive-SC. Entre os casos confirmados no estado, 3% foram identificados em crianças de zero a 10 anos.
Covid, varíola dos macacos e mais: por que estamos registrando “boom” de doenças?
Continua depois da publicidade
A cidade com mais casos confirmados em Santa Catarina é Florianópolis, onde 34 diagnósticos positivos da varíola dos macacos foram registrados. Joinville vem em seguida, com 11 casos confirmados.
Brasil confirma primeira morte por varíola dos macacos
No último dia 28 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou que havia transmissão local da doença em Santa Catarina, ou seja, que não era mais possível rastrear a origem da infecção. A primeira notificação da varíola dos macacos em Santa Catarina ocorreu no dia 27 de março. O paciente não morava no Estado, mas esteve em Florianópolis após uma viagem para a Espanha.
Veja as cidades com casos confirmados de varíola dos macacos
- Florianópolis: 34 casos
- Joinville: 11 casos
- Balneário Camboriú: 9 casos
- Blumenau: 9 casos
- São José: 5 casos
- Brusque: 4 casos
- Camboriú: 4 casos
- Itajaí: 4 casos
- Jaraguá do Sul: 3 casos
- Palhoça: 3 casos
- Chapecó: 2 casos
- Abelardo Luz: 1 caso
- Balneário Piçarras: 1 caso
- Leoberto Leal: 1 caso
- Navegantes: 1 caso
- Paulo Lopes: 1 caso
- São João Batista: 1 caso
Leia também
Surto de toxoplasmose mata cinco macacos saguis no Zoo de Brusque