A queda no número de novos casos de coronavírus em Blumenau neste fim de 2020 confirma a tendência que já era percebida desde a primeira quinzena de dezembro.
Continua depois da publicidade
Dois indicadores importantes referentes à pandemia na cidade — média móvel de novos casos e total de pacientes em tratamento — vêm em declínio, apesar de especialistas terem cautela quanto ao cenário em janeiro por conta das festas de fim ano. O percentual de recuperados voltou a atingir o patamar de 96%, o que não ocorria há 11 semanas.
Os dados são obtidos através de um levantamento feito pela reportagem do Santa com base nas informações divulgadas diariamente pela Secretaria de Saúde.
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
A média móvel, que é o total de casos confirmados na última semana, dividido por sete, chegou à marca de 126,3 neste domingo (27).
Continua depois da publicidade
Esse é o menor número registrado em Blumenau desde 29 de outubro e que, embora alto, representa uma nova redução de diagnósticos — semelhante à que ocorreu no início de agosto (confira no gráfico abaixo).
> Leia também: Balada é interditada na Praia Brava pela segunda vez em três dias por promover aglomeração
Apesar de indicar estabilização, destaca-se o fato de que diariamente ao menos 126 pessoas descobrem estar infectadas no município, o que motiva os constantes cuidados com higienização e distanciamento social.
O indicador que mostra o total de casos ativos também vem em queda. Depois de atingir o pico em 24 de novembro, quando 4,1 mil pessoas estavam infectadas simultaneamente com a Covid-19 em Blumenau, o número caiu (confira abaixo).
Continua depois da publicidade
> Leia também: Santa Catarina inaugura o verão da calamidade pública
O total de pacientes em tratamento teve declínio ainda no fim do mês, manteve um platô no início de dezembro e agora chega à terceira semana consecutiva de redução. Neste sábado (26), foi a primeira vez que o índice ficou abaixo de 1 mil desde 3 de novembro.
O total de blumenauenses em UTIs também caiu nos últimos quatro dias, conforme dados da Secretaria de Saúde. Eram 46 no dia 23 de dezembro, número que passou a 34 neste domingo (27). Nesse período, houve seis mortes relacionadas ao coronavírus na cidade, totalizando 250 desde maio — quando o primeiro óbito foi confirmado.
A taxa de ocupação de leitos de UTI, segundo a prefeitura, é de 52%. Já o boletim do Estado aponta que no Médio e Alto Vale do Itajaí são 97 leitos ocupados por Covid-19 e 87 por outras enfermidades (80%), com 46 livres. Desses, 38 são adultos, seis pediátricos e dois neonatais.
Ao todo, Blumenau soma 31.291 diagnósticos para a Covid-19, com 30.166 recuperados (96,4%) e uma taxa de letalidade de 0,79%.
Continua depois da publicidade
Apesar de os números indicarem uma nova estabilização da pandemia, só em dezembro já foram confirmadas 50 mortes por coronavírus em Blumenau, mais do que os meses de novembro e outubro somados. O mês mais letal segue sendo agosto, com 80 blumenauenses vítimas da Covid-19.
Leia mais
Enfermeira de UTI em Blumenau descreve “velórios de 10 minutos” das vítimas de Covid-19 em hospital
Quarentena voluntária do fim de ano pode reforçar viés de baixa do coronavírus em Blumenau