A defesa do Robinho recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quinta-feira (4) para pedir um novo cálculo da pena de nove anos que o ex-jogador recebeu pelo crime de estupro coletivo. O advogados afirmam que, pela legislação brasileira, a pena deveria ser de seis anos, em regime inicial semiaberto.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Mãe de Romário morre aos 86 anos
Quem deu a sentença de nove anos foi a Justiça italiana, em regime inicialmente fechado. O STJ votou e decidiu homologar a sentença de Robinho, para que ele cumpra o tempo no Brasil.
Continua depois da publicidade
Segundo a CNN, o recurso apresentado ao STJ trata de ‘embargos de declaração’, e tenta esclarecer ‘contradições ou omissões’ da decisão do órgão.
Relembre momentos da carreira de Robinho
Legalmente, o recurso não têm poder de mudar a decisão da Justiça, e serve apenas para esclarecer alguns pontos da votação do STJ. Inclusive, foi apresentado fora do prazo legal, que terminou nesta terça-feira (2). O relator do caso, ministro Francisco Falcão, ainda vai decidir sobre o pedido.
De acordo com a defesa de Robinho, “considerando que o requerido é réu primário e de bons antecedentes e que não está presente qualquer circunstância judicial do art. 59 e 62 do CP, que justifique a imposição para além do mínimo, é razoável que sua pena seja revista para o patamar mínimo previsto no art. 213 do Código Penal, qual seja: 06 anos em regime semiaberto”.
Continua depois da publicidade
Relembre o caso Robinho
Robinho foi condenado a nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo contra uma jovem albanesa. O caso aconteceu em uma boate na Itália, em 2013.
Em janeiro de 2023, o caso veio à tona novamente – com Robinho ainda em liberdade. A Justiça italiana confirmou a condenação por sua mais alta instância.
Quase um mês depois, em 16 de fevereiro, um mandado de prisão internacional foi emitido.
*Lia Capella é estagiária sob supervisão de Diogo Maçaneiro
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.