O Ministério Público de Santa Catarina, pelo promotor de Justiça Carlos Alberto Platt Nahas pediu a instalação da investigação dos vídeos de ameaças ao jogador França, do Figueirense. Com 35 anos de experiência, ele garante que vai enfrentar as torcidas organizadas e que os clubes devem ter mais cuidado com os casos de violência dentro e fora do campo.
Continua depois da publicidade
MP, Polícia Civil, Avaí e Figueirense se unirão por clássico da paz
Polícia irá investigar vídeos de ameaças ao França
DC – O senhor pediu a investigação por causa da atitude do França?
Ele foi o estopim, mas as reações foram desproporcionais a atitude dele. Ele teve uma atitude infantil, mas já houve na história do clássico outras provocações. Coisas dos dois lados. O que me deixou preocupado foram as ameaças. O uso de faca e a estupidez dos vídeos. Foi um mal exemplo e se espalhou pelas redes sociais. Essas atitudes de torcidas organizadas são bárbaras e merecem uma resposta do poder do Estado. Temos que mostrar que existe lei e Justiça. Não podemos incentivar o crime e a violência.
Continua depois da publicidade
DC – Várias atitudes no Brasil já foram tomadas para cessar a violência das organizadas. Acredita que algo diferente será feito neste caso de Santa Catarina?
Nós vamos tentar fazer de tudo, mas sei que é difícil. Em São Paulo promotores estão há anos tentando combater as torcidas organizadas por conta da violência e até agora foram medidas paliativas. Mas temos que combater a violência sempre. Em todo o Brasil essas torcidas são alimentadas pelas administrações dos clubes. Vou pedir para a delegada Michele (Corrêa) investigar isso aqui também. Parecem que eles têm medo. Essa cumplicidade é criminosa.
STJD reduz punição a França, Thiago Heleno e Nirley
Rodrigo Faraco: França é multado pelo Figueirense
DC – Os clubes também deveriam punir as organizadas?
No momento em que a torcida organizada faz ameaças e comete crimes ela tem que ser punida pelo clube também. Afinal, elas usam, através dos escudos, a imagem de Avaí, Figueirense, Palmeiras, Flamengo e tantos outros.
Leia mais sobre o Figueirense
Veja outras notícias sobre o Avaí