A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça confirmou nesta sexta-feira (04) um caso de meningite viral no município. Além deste, estavam também sob investigação outros dois casos que foram descartados, todos em escolas do distrito de Estação Cocal. O município declarou em nota que não há motivo para preocupação, pois o diagnóstico de Meningite Viral é menos grave e mais comum nesta época do ano.
Continua depois da publicidade
Nesta manhã, profissionais das secretarias de Saúde e de Educação do município se reuniram para traçar estratégias de prevenção. Entre as medidas está a visitação da Vigilância Sanitária a todas as escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade.
O objetivo é que os profissionais da área reúnam-se com diretoras, professoras e zeladoras para conscientizar sobre a doença e métodos de prevenção. Segundo a administração municipal, a atividade foi iniciada nesta manhã.
Meningite Viral
As meningites virais podem ser transmitidas de diversas maneiras a depender do vírus responsável pela doença. De acordo com o Ministério da saúde, existem dois causadores da doença, os Arbovírus, transmitidos por meio de picada de mosquitos contaminados e o Enterovírus, que é de contaminação fecal-oral, ou seja, pode ser adquirido por contato próximo (tocar ou apertar as mãos) com uma pessoa infectada ou então manusear objetos que contenham o vírus e depois tocar nos olhos, nariz ou boca, assim como beber água ou comer alimentos crus que contenham o vírus.
Os sintomas iniciais da meningite viral são semelhantes aos da meningite bacteriana. No entanto, a meningite bacteriana é geralmente mais grave.
Continua depois da publicidade
Febre
Dor de cabeça
Rigidez no pescoço
Náusea
Vômito
Falta de apetite
Irritabilidade
Sonolência ou dificuldade para acordar do sono
Letargia (falta de energia)
Fotofobia (aumento da sensibilidade à luz)