Após um surto de meningite viral no ano passado, mais um caso da doença foi confirmado nesta terça-feira em Joaçaba, no Meio-Oeste. Um menino de três anos está internado para tratar os sintomas e passa bem.
Continua depois da publicidade
A criança estuda em uma creche no Bairro Menino Deus, onde as aulas não foram prejudicadas. O quadro clínico é estável e o menino deve ficar internado por pelo menos 10 dias. Um novo exame – semelhante ao que diagnosticou o vírus – deve atestar se doença foi curada.
Conforme Sonia Pozza, da Vigilância Epidemiológica, direção, professores e alunos da escola já receberam todas as orientações de higienização. A paralisação das atividades não é necessária, porque o caso é isolado. Não há outros casos suspeitos em investigação.
No ano passado, quando 23 casos da doença foram confirmados na região de Joaçaba entre outubro e dezembro, algumas escolas chegaram a suspender as aulas. Em uma escola, seis estudantes contraíram a doença.
Continua depois da publicidade
Menos perigoso
O tipo viral é o mais comum e menos perigoso da meningite, e se manifesta principalmente no verão. O vírus pode estar presente em diversos materiais, como maçanetas de portas e bebedouros, e fica incubado por até 15 dias.
Para evitar a contaminação, os ambientes devem ser limpos e arejados, assim como as mãos devem ser lavadas com frequência. Os sintomas da meningite incluem febre alta, vômito e dores de cabeça.