A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) confirmou um caso de coqueluche em uma criança de 12 anos, nesta quarta-feira (19), em Joinville. Este é o quinto caso da doença neste ano em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Conforme a prefeitura de Joinville, o paciente recebeu o acompanhamento médico e está curado. Neste caso, a Vigilância Epidemiológica monitorou e acompanhou o menino, familiares e a turma da escola. Também foi feita a avaliação da situação vacinal de todos, para confirmar que estavam imunizados.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, os outros pacientes são uma mulher de 40 anos em São José, uma bebê de 15 dias em Timbó Grande, um bebê de quatro meses em Florianópolis e outro de dois meses em Paulo Lopes. O índice de vacinação contra a doença no Estado está em 81,48%.
Aumento da doença preocupa autoridades
Segundo a prefeitura de Joinville, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS Municipal) está monitorando a situação no município e está atento ao aumento de casos no Brasil, Europa e Ásia.
O que é coqueluche
Conhecida também como “tosse comprida”, a doença é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria, conforme o Ministério da Saúde (MS). A principal característica são as crises de tosse seca. A doença pode atingir, também, traqueia e brônquios. Crianças menores de seis meses podem apresentar complicações da coqueluche que, se não tratada corretamente, pode levar à morte.
Os principais fatores de risco para coqueluche têm relação direta com a falta de vacinação. Nas crianças a imunidade à doença é adquirida quando elas tomam as três doses da vacina, sendo necessária a realização dos reforços aos 15 meses e aos quatro anos de idade.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Multinacional alemã abre vagas para jovens em fábrica de carros de luxo em SC
Quais são os 8 hotéis mais bem avaliados de Joinville, segundo plataforma de turismo
Há 11 anos, JEC goleava time de padres com ex-jogador Ramires e Arena Joinville lotada