Na campanha ao governo do Estado, em 2010, uma gravação feita com os pais do governador se transformou em dos programas de TV mais emocionantes da campanha.
Continua depois da publicidade
Em um dos trechos, Casemiro conta que por muitos anos transportavam os produtos que produziam na fazenda a pé e que ele a sua esposa chegaram à terceira idade com pulsos torcidos de tanto tirar leite das vacas. Com muita humilde falou dos conselhos que daria ao filho candidato.
_ Ele já sabe o caminho. Deve se unir ao povo, ficar perto do povo e sempre fazer o melhor _ disse Casemiro muito emocionado durante a campanha.
Nascido em Antônio Prado (RS), Casemiro se casou com Tereza na mesma cidade. Desde 1936, o casal negociava farinha na região serrana de SC e municípios do Vale do Itajaí e Norte do Estado. Deixou a cidade natal em abril de 1947 para montar uma casa de comércio em Lages, na Serra Catarinense.
Continua depois da publicidade
A farinha cultivada no estado gaúcho era vendida às padarias de SC por Casemiro. O transporte de mercadorias era feito basicamente por carroças e mulas. Só depois vieram os primeiros caminhões. Além da farinha, Casemiro trazia do Rio Grande do Sul carne de porco, linguiça e banha.