Casas noturnas, boates, pubs, casas de shows e similares poderão reabrir em Santa Catarina nas regiões com risco potencial Moderado para coronavírus. Esses locais terão que respeitar o limite de 50% do público permitido pelo Corpo de Bombeiros Militar. Para as demais áreas de risco Grave, Gravíssimo e Alto, o funcionamento segue proibido.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
A portaria 744 publicada pelo Governo de Santa Catarina nesta sexta-feira (25) entra em vigor a partir desta data e estabelece critérios para o funcionamento monitorado desses estabelecimentos.
Números desmentem tese de que o coronavírus oculta mortes por outras doenças em SC
Será preciso garantir o controle de entrada, aferir temperatura de cada pessoa, exigir a utilização de máscara , o distanciamento social com espaços demarcados, além de disponibilizar pontos estratégicos do estabelecimento com álcool em gel.
Continua depois da publicidade
Conforme as regras, ficam proibidas as atividades promocionais que possam causar aglomerações, como ingresso liberado ou promoção de bebidas.
Cinemas e teatros são liberados em Santa Catarina; entenda as regras
O secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro falou sobre o impacto na economia por conta da pandemia, mas disse que a obrigação dos profissionais de saúde é “deixar regras claras para que essas atividades sejam retomadas de forma segura”.
Os locais também devem realizar diariamente procedimentos que garantam a higienização dos ambientes, intensificando a limpeza com desinfetantes próprios. Quanto aos músicos e bandas musicais, serão estabelecidos horários para montagem e desmontagem dos equipamentos, e ficam proibidos contatos físicos entre integrantes da banda, carregadores, músicos e demais funcionários com o público.
Projeto de abono emergencial de R$ 1.045 para trabalhadores e aposentados é apresentado na Câmara
A fiscalização dos estabelecimentos é de responsabilidade da Vigilância Sanitária Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, com vista a garantir o cumprimento das medidas sanitárias exigidas,
Continua depois da publicidade