Duas casas foram 'condenadas' pela perícia na praia dos Ingleses, em Florianópolis, na tarde desta segunda-feira (12), após o avanço das dunas. Ambas as moradias foram invadidas pela areia e tiveram suas estruturas gravemente comprometidas, segundo a Defesa Civil da Capital. Como os danos são irreparáveis e o risco de desabamento é alto, considerou a avaliação, os imóveis deverão ser desabitados permanentemente. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

Moradora da casa mais afetada e ainda instalada no local, Denise Guimarães Santana alugou o imóvel há aproximadamente dois anos, quando se mudou para o Norte da Ilha de SC. Atrás da casa, hoje tomada pela areia, tinha um campo de futebol na época. 

Ela investiu todos os recursos que tinha no imóvel com dois andares, onde acomodou sua casa na parte superior e abriu um restaurante no andar térreo, única fonte de renda dela e dos filhos.

– Pra mim está sendo bem duro. Não me deram o mínimo de esperança, nenhuma possibilidade de tirar a areia daqui. Para a prefeitura é mais fácil me tirar daqui do que tirar a duna e eu não posso sair, porque tem minhas coisas. Tudo o que tenho está aqui nessa casa – explica.

Continua depois da publicidade

Os moradores da outra residência condenada na servidão Fermino Manoel Zeferino abandonaram o local e não foram encontrados pela reportagem. 

Além de invadir a casa, areia pressiona estrutura, que foi danificada e pode desabar
Além de invadir a casa, areia pressiona estrutura, que foi danificada e pode desabar (Foto: Defesa Civil Florianópolis)

Segundo a prefeitura de Florianópolis, o Município presta auxílio aos moradores por meio da Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social, que entrou em contato com os proprietários oferecendo vaga em hotel. Até o momento, no entanto, o apoio não foi aceito.

Hospital de Florianópolis zera internações por Covid-19 pela primeira vez em 16 meses

– Como eu vou ir pra um hotel e deixar tudo o que eu tenho aqui, abandonado? Eu não tenho segurança e nem renda pra me deslocar agora. Não me sinto segura e amparada de verdade – completou a moradora. 

A prefeitura da Capital ainda informou que as duas casas e o restaurante estão irregulares por terem sido construídos em Área de Preservação Permanente (APP) e disse que não há nenhuma previsão, por ora, para realocação da areia das dunas. 

Continua depois da publicidade

Leia também

Dunas dos Ingleses avançam sobre casas e causam risco de desabamento em Florianópolis

Turista do RS é encontrado morto um dia após desaparecer nas dunas dos Ingleses, em Florianópolis

Atropelamento na Avenida Gustavo Richard deixa um homem morto em Florianópolis