As construções invadidas pelas dunas na Praia dos Ingleses, no Norte de Florianópolis, começaram a ser demolidas na manhã desta sexta-feira (20). A Defesa Civil acompanha o trabalho. 

Continua depois da publicidade

Uma máquina hidráulica é usada na demolição dos imóveis. Um chalé e um resturante desativado serão demolidos nesta sexta. O trabalho será concluído na segunda-feira (23), com a remoção de uma casa. 

Segundo a prefeitura, todos os moradores foram retirados e foi prestado auxílio assistencial.

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Os entulhos da demolição das construções tambem devem ser removidos na segunda pela secretaria de Infraestrutura. Depois, será feita fixação com vegetação para tentar estabilizar as dunas e minimizar a velocidade do avanço da areia.​

Continua depois da publicidade

Antes de demolir as estruturas, a Defesa Civil interditou as duas residências na servidão Fermino Manoel Zeferino, nos Ingleses, em julho. Uma semana depois, a prefeitura condenou os imóveis e um restaurante desativado foi interditado de maneira preventiva.

Desabamento parcial

Uma das casas condenadas desabou parcialmente na semana passada. A moradora Denise Guimarães Santana, 42 anos, disse que perdeu vários móveis com o desabamento. O filho dela estava na residência, mas não se feriu.

Ela esteve no local na manhã desta sexta-feira e acompanhou parte do trabalho demolição. 

— Papel, parece de papel. O mesmo recurso que está sendo utilizado para demolir deveria ser utilizado para preservar — disse. 

Denise acompanhou a demolição do imóvel na manhã desta sexta-feira (20)
Denise acompanhou a demolição do imóvel na manhã desta sexta-feira (20) (Foto: Tiago Ghizoni/NSC Total )

A Defesa Civil foi ao local e solicitou o desligamento da energia elétrica na residência. Ela se mudou para o imóvel há aproximadamente dois anos. A prefeitura ofereceu hospedagem temporária em um hotel para a moradora, mas ela disse que foi acolhida na casa de amigos. 

Continua depois da publicidade

Antes disso, quando a estrutura foi ‘condenada’ pela perícia, Denise recusou-se a sair do imóvel por medo que criminosos invadissem a residência para furtar seus pertences.

Confira o trabalho de demolição 

Leia também 

Três praias de Florianópolis terão faixa de areia alargada; saiba quais

Suspeito de matar homem em mercado de Palhoça alega legítima defesa à polícia

Grande Florianópolis ganha mais 28 horários de ônibus