O casarão histórico de Blumenau, localizado no bairro Itoupavazinha, cujo telhado desabou no último sábado (23), foi desocupado nesta sexta-feira (29). A Defesa Civil orientou a família a deixar a casa devido ao risco de colapso da estrutura. Apesar do acidente e do risco, ninguém saiu ferido.

Continua depois da publicidade

​​> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região pelo Whatsapp.

A família vivia no casarão há cerca de 10 anos, por isso teve de ser convencida a deixar o local e procurar uma nova moradia com o auxílio da Assistência Social da prefeitura, que continuará acompanhando a situação. Além disso, um benefício assistencial foi ofertado, para ajudar nas despesas que surgirem. 

Os moradores informaram a necessidade de um guarda-roupa pequeno e geladeira, que estão danificados. Para doações, basta entrar em contato com a Diretoria de Proteção Básica no telefone 47 3381-6653, que destina móveis também para outras famílias.

Histórico

O imóvel foi construído em 1888, por Augusto Friedrich Carl Fiedler e logo adquirido pela família de Arnold Muller. No local funcionou a primeira casa de carnes e a primeira loja de tecidos da região, que era conhecida na época como Estrada da Cachaça.

Continua depois da publicidade

> Saiba identificar e o que fazer em caso de deslizamento de terra

O casarão, localizado na Rua Frederico Jensen, foi tombado pela prefeitura em 2009, porém impasses jurídicos impedem que uma restauração seja feita. 

*Estagiário sob supervisão de Bianca Bertoli