O casarão da avenida Procópio Gomes de Oliveira, em Joinville, no Norte do Estado, pegou fogo nesta sexta-feira à noite. Conforme informações do Corpo de Bombeiros da cidade, que registrou a ocorrência por volta das 19h40, o incêndio atingiu dois cômodos no segundo pavimento da casa. Entulhos que estariam no local teriam pego fogo, que se alastrou pela construção.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com os bombeiros, teriam sido usado cerca de 1,5 mil litros de água para controlar as chamas que atingiram cerca de 22 metros quadrados. As equipes trabalharam no local atingido por 40 minutos. Não há informações sobre feridos.

Conhecida como Villa Maria, a casa foi residência de um dos nomes mais influentes da Joinville do início do século 20, o ex-prefeito Procópio Gomes de Oliveira, e é patrimônio histórico registrado pela Fundação Catarinense de Cultura desde 2001. O nome é em homenagem à esposa de Procópio, Maria Balbina Miranda de Oliveira.

O imóvel foi construído em 1913, a pedido do coronel Procópio Gomes, que morou no local até sua morte, em 1934. O casarão continuou com a família por mais sete décadas. Entre o fim dos anos 1990 e o 2010, o local foi usado principalmente como um salão de festas infantis. Atualmente, estava para alugar e à espera da execução de um projeto de restauro produzido há seis anos.

Continua depois da publicidade