
Enquanto reclamações sobre falta de água e vazamentos pipocam em várias regiões da Grande Florianópolis, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) mantém a informação de que por enquanto não está fazendo rodízio no abastecimento.
Continua depois da publicidade
Apesar do nível de água nos mananciais estar baixando devido ao excessivo consumo por conta das elevadas temperaturas, o diretor de Operação e Meio Ambiente, Valter José Gallina, afirma que os 200 municípios atendidos pela estatal “estão sendo abastecidos razoavelmente bem”.
Segundo Gallina a fiscalização de vizinho para vizinho na economia de água está funcionando bem, mas o racionamento não pode ser descartado enquanto os níveis de água nos mananciais voltem a subir.
– A luz vermelha acendeu, mas ainda está sob controle- alerta.
Continua depois da publicidade
Vazamentos
Preocupados com a falta de água, leitores reclamam de vazamentos na tubulação da Casan em vários pontos da Grande Florianópolis. Segundo o diretor Valter Gallina, a Companhia recebe em média 30 novas reclamações por dia – um número considerado normal. Devido à preocupação com a falta de água, além da equipe da Casan, uma empresa terceirizada foi contratada para atender as ocorrências com mais rapidez.
-Quando há um vazamento, pode ocorrer falta de água naquela rua, por isto, estamos procurando atender com mais celeridade.
Como proceder:
A pessoa que constatou o vazamento deve ligar para a Casan no número 08006430195 e dar a localização do problema. Um protocolo será gerado que servirá do comprovante para o prazo estabelecido de 24 horas para o conserto. Dentro deste prazo, a Casan vai avaliar a ordem cronológica dos pedidos e também a relevância do vazamento.
Continua depois da publicidade
Faça a sua parte
Saiba como contribuir para evitar a falta d’água nos dias de calor
– Evite banhos demorados
– Não use o vaso sanitário como lixeira
– Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes
– Antes de lavar os pratos e panelas, retire os restos de comida e jogue-os no lixo
– Deixe a louça de molho na pia, com água e detergente, por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue
– Use a vassoura, não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal
– Use balde e pano para lavar o carro, ao invés de uma mangueira. Evite lavar o carro durante a estiagem
– Use regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira
– No verão, as plantas devem ser molhadas de manhã cedo ou à noite. Nestes períodos, a perda de água por evaporação é reduzida
Continua depois da publicidade
– Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total
– Feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa
Fonte: Casan