A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) abriu nesta quarta-feira o pregão eletrônico para contratação da empresa que vai fornecer as tubulações da adutora de 58 quilômetros que vai levar água do rio Chapecozinho, em Bom Jesus, até Chapecó.
Continua depois da publicidade
A adutora vai abastecer também Xanxerê, Xaxim e Cordilheira Alta. A tubulação em ferro fundido ou material similar terá entre 90 centímetros e um metro de diâmetro. Agora a comissão de licitação vai avaliar a documentação das empresas e, em janeiro, deve ser marcada a sessão de disputa de preços. O valor de referência é R$ 93 milhões.
Em janeiro também deve ser lançado um segundo edital, para a realização das obras, que incluem também reservatórios em Xanxerê e Xaxim. A adutora terá capacidade de 1,2 mil litros por segundo, o dobro do consumo de Chapecó. Tem capacidade de abastecimento para 500 mil pessoas na região, o que garante água para os próximos 35 anos, segundo a Casan.
A obra já era para ter começado ainda no início do ano, mas problemas na licitação, como ações judiciais da empresa perdedora contestando o resultado, obrigaram a Casan a suspender o edital antigo e lançar novos.
Continua depois da publicidade