Ao longo desta semana, a Casan fará uma força-tarefa de fiscalização em Florianópolis com o objetivo de identificar ligações irregulares. Além do combate à inadimplência, a ação busca reduzir os índices de perdas de água causadas por ligações clandestinas de acordo com a Companhia.

Continua depois da publicidade

Ao todo, 22 bairros da Ilha e do Continente serão fiscalizados entre esta segunda (6) e quinta-feira (9), tendo início nos bairros Jardim Atlântico, Estreito, Capoeiras e Coloninha.

Inicialmente, serão visitados os locais onde há ligações que já haviam sido cortadas para identificar se houve religação sem autorização da empresa — o que configura um ato criminoso, conforme ressalta a Casan.

A ação, que segue a política de fiscalização e controle de perdas da Companhia, deve se encerrar com 1,5 mil cortes de cavalete e 170 cortes de ramal, conforme o gerente Comercial da Superintendência Regional Metropolitana da Casan, Vinícius Ferreira.

Além da inspeção nas ligações de água, equipes devem verificar também clientes que tenham ligação de esgoto disponível, mas não faturada.

Continua depois da publicidade

Parceria com a Prefeitura também atua no combate à ligação irregular de esgoto

Desde outubro de 2018, a Prefeitura de Florianópolis em conjunto com a Casan, tem realizado uma operação de fiscalização das ligações de esgoto chamada Blitz Se Liga Na Rede, que integra o programa Floripa Se Liga na Rede.

Enquanto a Blitz atua de maneira pontual em imóveis com histórico de denúncias, o programa age de maneira preventiva, conscientizando os moradores a respeito da importância da ligação correta de esgoto.

Até o dia 23 de abril, 223 endereços foram inspecionados em 22 ações realizadas em Florianópolis. Neste ano, a Blitz voltou aos locais para verificar se houve a regularização.

Conforme a assessoria, 77 endereços nos Ingleses, Cachoeira do Bom Jesus, Canajurê, Balneário Estreito e Centro Histórico foram revistados até o momento. Desses, 49% ainda não haviam adequado a ligação de esgoto. Nestes casos, os proprietários foram responsabilizados com multa, conforme a infração.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias da Grande Florianópolis