Ainda com cinco poços de captação do Sistema de Abastecimento Costa-Norte de Florianópolis prejudicados pelo vendaval, a Casan trabalha nesta terça-feira com uma empresa especializada para refazer a rede elétrica nestas unidades. A expectativa da companhia é de que todos os sistemas na Capital estejam restabelecidos na madrugada desta terça para quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Os cinco poços que continuam prejudicados ficam no Rio Vermelho e captam água no Aquifero dos Ingleses. Toda a fiação destas unidades está sendo refeita por uma empresa especializada em serviços de eletricidade.

Mesmo sem receber água bruta desses poços, a Estação de Tratamento de Água dos Ingleses, que atende o Norte da Ilha, opera normalmente. A distribuição de água, porém, ainda depende de maior pressão nas redes, para alcançar pontos altos e as chamadas “pontas de rede”, locais mais distantes dos reservatórios e estações de tratamento.

Em algumas regiões do bairro João Paulo, onde a energia somente foi religada nesta terça, o abastecimento retorna gradativamente. Nos loteamentos Maria do Mar, Pôr do Sol I, Pôr do Sol II e Caiobig, localizados em regiões altas, a volta da água é mais lenta, com previsão de recuperação ao longo da tarde.

Os bairros Sambaqui, Santo Antonio de Lisboa, Barra do Sambaqui e Cacupé também ainda apresentam imóveis com abastecimento prejudicado.

Continua depois da publicidade

Na Costa Leste, atendida principalmente pela Estação de Tratamento de Água da Lagoa do Peri, que voltou a funcionar segunda pela manhã, os bairros Barra da Lagoa e Canto da Lagoa ainda apresentam restrições, com redes e reservatórios ainda sem funcionamento pleno.