Casan e prefeitura de Florianópolis assinam na manhã desta quarta-feira (15) a ordem de serviço para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Sul da Ilha, em Florianópolis, considerada uma das obras de saneamento mais aguardadas da Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Quando estiver concluída, em 2019, vai permitir que seja colocada em operação a rede de coleta já implantada na região do Campeche e que tem sido alvo de ligações irregulares. “Vamos beneficiar cerca de 25 mil moradores que poderão, enfim, fazer a correta conexão do imóvel à rede pública de coleta de esgoto”, afirma o engenheiro Valter José Gallina, diretor-presidente da Casan. “Esta obra vai melhorar a balneabilidade das praias, ajudará a preservar os rios da região e levará mais saúde aos moradores e turistas”, destaca o prefeito Gean Loureiro (PMDB).
A ETE foi licenciada pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA) para ser instalada junto ao Rio Tavares, que receberá o efluente tratado. O tratamento autorizado é o modelo terciário, considerado o mais eficiente, pois remove – além de toda a carga orgânica – também os nutrientes fósforo e nitrogênio.
O investimento total da Casan e do governo do Estado na obra de esgotamento sanitário do Sul da Ilha é de R$ 59,7 milhões, com recursos do Orçamento Geral da União (OGU). Somente a estação está estimada em R$ 34,8 milhões.
Leia mais notícias da Grande Florianópolis na Hora SC
Continua depois da publicidade