A Companhia de Águas e Saneamento de Santa Catarina (Casan) e as demais empresas que prestam o serviço de fornecimento de água são obrigadas a utilizar caminhões-pipa para abastecer clientes que estejam desabastecidos. A afirmação é do Procon de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Segundo o órgão, caso a empresa se negue, o consumidor pode contratar a entrega da água por caminhão e descontar o valor nas faturas.

A determinação, segundo o Procon, consta na Resolução 46/2019, da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc). Conforme o artigo 137, o cliente tem o direito de ligar para a Casan e solicitar o serviço dos caminhões, sem custo adicional.

Para conseguir o fornecimento dessa forma, o cliente deve entrar em contato com a distribuidora de água e fazer a solicitação. Caso a empresa se negue, o consumidor poderá contratar o serviço por conta própria e descontar o valor nas faturas seguintes de água.

Se ainda assim houver algum problema, o cliente também pode entrar em contato com o Procon, para registrar uma reclamação contra a concessionária.

Continua depois da publicidade

Pesquisa de preços

Para facilitar a vida dos consumidores, o Procon realizou uma pesquisa de preços em cinco distribuidoras de água, para determinar o valor médio cobrado pela entrega por caminhão pipa. Segundo o levantamento, o preço varia de R$ 450, por 5 mil litros, a R$ 1,2 mil, para 20 mil litros.

Confira os valores abaixo:

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.