Conforme antecipado pelo colunista Cacau Menezes nesta terça-feira, a Casan e a Caixa Econômica Federal (CEF) estão negociando a criação de uma linha de crédito exclusiva para o programa “Se Liga na Rede”, que incentiva a ligação de imóveis à rede pública de esgoto nos municípios em que a empresa é responsável pelo sistema. A próxima reunião entre representantes da Casan com a equipe técnica da CEF será na segunda-feira que vem (7 de março), em São Paulo.

Continua depois da publicidade

A linha de crédito deverá ser destinada a consumidores residenciais com um limite máximo de R$ 5 mil, que poderá ser pago em até 36 vezes. A CEF fará a avaliação cadastral do interessado, que deverá ter capacidade financeira para arcar com o financiamento. O juro será discutido na reunião da semana que vem.

— Nossa ideia é conseguir uma fonte de custeio baixo para que a linha de crédito seja efetivamente facilitada. Mas a novidade será que o débito das parcelas virá na fatura da água, o que livra o proprietário de comprometer cartão de crédito e da logística de banco e uso de carnês — afirma Laudelino de Bastos e Silva, diretor financeiro e de relacionamento com investidores da Casan.

Laudelino explica que a linha de financiamento é uma novidade no Brasil e que a CEF aposta na ideia como uma espécie de projeto-piloto que pode ser expandido para outros estados em caso de sucesso. A iniciativa vem sendo discutida há alguns meses, mas as negociações se intensificaram entre o fim de 2015 e o começo deste ano devido à percepção do grande número de imóveis que ainda não são ligados à rede da empresa.

Continua depois da publicidade

— Percebemos que muita gente não se liga na rede por uma questão econômica, de executar a obra corretamente, e não por uma questão ética, de não querer fazer parte. A CEF também aposta nessa iniciativa porque muitas das nossas obras têm recursos do banco, e para ele é interessante que este investimento seja de fato aproveitado pelas pessoas para o fim ao qual se destinou — diz Laudelino.

Cartão de crédito exclusivo

A operação da linha de crédito será feita por meio de um cartão exclusivo para compras nas casas de material de construção de Santa Catarina – uma adaptação do modelo nacional do cartão Construcard, da CEF. O cartão virá personalizado com o nome do programa “Se Liga Na Rede” e o logo da Casan.

— No caso de profissionais como pedreiro e instaladores hidráulicos, o pagamento seria feito por meio de notas fiscais da Prefeitura do município, que depois devem ser apresentadas nas agências da Caixa e, quem sabe, até mesmo em agências lotéricas — afirma Laudelino.

Continua depois da publicidade

A solicitação do crédito especial poderá ser feita nas agências da Casan ou da CEF espalhadas pelo Estado.