A unidade da Casan em Pouso Redondo, que também foi afetada pela enxurrada que atingiu a cidade sexta-feira à noite e sábado de madrugada, recebeu no inicio da tarde desta segunda-feira uma bomba reserva enviada de Rio do Sul para aumentar a captação de água no município.
Continua depois da publicidade
::: Prefeitura de Pouso Redondo calcula que prejuízos com enxurrada passam de R$ 1 milhão
De acordo com o responsável pela Casan em Pouso Redondo, Valdecir Bodemüller, a bomba atual consegue captar 19 litros de água por segundo. O equipamento emprestado por Rio do Sul tem potência para fazer a captação de pelo menos 28 litros por segundo, quantidade que a unidade tem capacidade para tratar e distribuir para a região.
A bomba será instalada durante a tarde e deve começar a operar ainda nesta segudna-feira. Com isso, o abastaecimento de água em Pouso Redondo deve ser normalizado até terça-feira de manhã:
– Se não ocorrer mais nenhum problema, acredito que até amanhã (terça-feira) de manhã já deve estar tudo normalizado. Digo isso porque a gente não sabe o que pode acontecer, a previsão ainda é de chuva, então se a bomba ficar trabalhando normalmente, até amanhã de manhã já pode estar tudo normal.
Continua depois da publicidade
Casan pede que a população economize água
Bodemüller faz um apelo para que as pessoas usem a água de maneira racional, já que ainda há comunidades em Pouso Redondo que estão sem abastecimento ou com a distribuição abaixo do normal:
– Eu sei que as pessoas querem limpar e arrumar suas casas, mas neste momento, enquanto tem gente usando a água pra lavar o carro e a calçada de mangueira, tem gente nas localidades mais altas que está sem água na torneira, porque ainda não chegou lá, e com o uso desordenado vai demorar muito mais.