Seguindo o Plano de Recuperação Ambiental da Lagoa da Conceição, a CASAN concluiu as obras do talude de contenção no local onde as dunas deslizaram durante as chuvas de janeiro de 2021. O investimento da CASAN nas melhorias junto à Lagoa de Evapoinfiltração (LEI) que recebe o efluente tratado do Sistema de Esgotamento Sanitário da Lagoa da Conceição é superior a R$ 6 milhões.

Continua depois da publicidade

Com sete metros de altura, a contenção foi feita com a tecnologia de solo reforçado, estruturando uma face composta por pedras. Uma parede externa vegetada integra a obra com a paisagem natural. A obra é realizada pela empresa Dang Engenharia, do Paraná, vencedora de licitação, e foi aprovada pela FLORAM. 

A CASAN também já concluiu a etapa de dragagem do material lamo-arenoso do fundo da Lagoa de Evapoinfiltração (LEI). A recuperação da capacidade de infiltração está em andamento por meio de estudo geotécnico e balanço hídrico da área, que permitirão uma avaliação sobre as entradas e saídas de água nesse ambiente.

Outra importante ação é a implantação do sistema de tratamento terciário na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Lagoa da Conceição. Os trabalhos estão avançados, e a meta é de que a unidade passe a funcionar dessa forma neste primeiro semestre de 2022. A mudança da tecnologia de tratamento vai aumentar a eficiência do processo de depuração, permitindo a remoção de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, do efluente final que é lançado na Lagoa de Evapoinfiltração.

Veja mais informações sobre a Casan no canal Casan, sustentabilidade e saneamento

Continua depois da publicidade

Leia também:

Para combater estiagem, Casan realiza ações emergenciais em Chapecó

Informações sobre abastecimento de água e esgoto podem ser consultadas por app em SC

Casan é a empresa de SC com mais mulheres no conselho de administração

Casan é uma das duas empresas do país apta a atender o Novo Marco do Saneamento