A Defensoria Pública de Santa Catarina recomendou que a Casan pague auxílio emergencial aos moradores do bairro Monte Cristo, em Florianópolis, afetados pelo rompimento do reservatório no começo de setembro. A companhia tem até esta quarta-feira (21) para responder à recomendação.
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A recomendação sugere uma verba semelhante à fixada na época do rompimento da barragem na Lagoa da Conceição, há dois anos. O pagamento aos moradores do bairro Monte Cristo seria de um salário mínimo regional de Santa Catarina (quarta faixa) por adulto (ou seja, R$ 1.740); meio salário para cada adolescente com mais de 12 anos (R$ 870); e um quarto de salário para cada criança de até 12 anos (R$ 435).
O não pagamento poderia resultar em pena de adoção de medidas administrativas e judiciais necessárias. A recomendação foi enviada na manhã de sexta-feira (15) e dá prazo de cinco dias para resposta sobre o atendimento ou não da recomendação.
A Casan afirmou à NSC TV que o assunto ainda vai ser debatido entre o setor jurídico da companhia e os órgãos de controle, para avaliar a legalidade do atendimento solicitado, e ainda explicou que já antecipou R$ 2 milhões em indenizações para 179 famílias, das 220 cadastradas. Além disso, sete imóveis foram demolidos e outros 22 devem ser inspecionados e estão em processo de orçamento de engenharia.
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Atualmente, 34 famílias estão em hotéis e devem ficar até que recebam indenizações ou aluguel social. O rompimento do reservatório causou 193 danos a bens móveis, 64 bens imóveis e danificou 94 carros. Pelo levantamento, são 22 lucros cessantes, ou seja, prejuízos causados quando os moradores não puderam trabalhar. Dos 94 carros, foram efetivadas 30 indenizações, que totalizam R$ 638 mil.
Relembre o caso
O reservatório da Casan no bairro Monte Cristo se rompeu na sexta-feira (6), atingindo casas, arrastando carros e causando pânico na população. Duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas a um hospital da região.
As famílias atingidas pelo rompimento já receberam um total de R$ 1,7 milhão em indenizações prévias de móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, vestuário, bens pessoais e veículos.
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Os atendimentos para pagamento da indenização foram retomados nesta segunda-feira (18), na unidade da Casan no Estreito. O valor que começou a ser pago é uma antecipação para que os moradores possam fazer reformas básicas nas casas, até que o montante final seja contabilizado.
A empresa também tem atendido os atingidos pelo rompimento em dois postos montados na comunidade do Sapé para prestar informações e fornecer refeições. Além disso, está sendo disponibilizada uma unidade de UTI móvel para a comunidade, em parceria com a Unimed, com um médico e uma enfermeira atuando oito horas por dia no local.
De acordo com a Casan, uma empresa especializada para apoio psicológico aos atingidos está em fase de contratação, para reforçar o apoio dado pela equipe de assistentes sociais e psicólogos da companhia aos moradores desde o dia do acidente.
Canais de atendimento
Ao mesmo tempo em que mantém ponto de acolhimento na comunidade e atendimento presencial para antecipação das indenizações no Estreito, a Casan disponibiliza canais de atendimento por telefone para tratar das demandas dos moradores:
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- Indenização antecipada de móveis/eletrodomésticos e roupas, e outros: (48) 99153-8884
- Veículos: (48) 99154-2732
- Danos Imóveis: (48) 99153-8398
- Demais Informações: atendimentomc@casan.com.br
O atendimento telefônico é realizado das 8h às 18h. Os números também aceitam mensagens pelo WhatsApp, que são respondidas em horário comercial.
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