Foram dois anos de planejamento para o dia mais importante da vida do casal Maira Heloísa Lickfeld dos Santos, 23 anos, e Renato dos Santos, 26, moradores de Jaraguá do Sul. Em menos de um mês, absolutamente tudo o que havia sido planejado mudou em razão da pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, a lista com cerca de 150 convidados diminuiu apenas no local da cerimônia; nem a pandemia foi capaz de impedir o evento que foi acompanhado por mais de 1,4 mil pessoas por meio de uma transmissão ao vivo em redes sociais no último domingo (26).
Continua depois da publicidade
– Apesar de virtual, foi muito real – pontuou Maira.
> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
A decisão não foi fácil e envolveu muitas lágrimas, mas, para os dois, o mais importante era a união. A cerimônia estava marcada para o dia 1º de maio de 2020 desde o fim de 2017, quando o casal iniciou o noivado. Com o avanço da pandemia do coronavírus e as medidas de segurança adotadas pelo governo do estado para evitar aglomerações, a festa teve de ser remarcada para fevereiro de 2021.
Entretanto, o casal não quis esperar e decidiram manter o evento que marcaria a união ainda neste ano. Maira e Renato conversaram com o pastor responsável pela cerimônia, Rafael Coelho, quem sugeriu realizar uma transmissão ao vivo para que as pessoas mais importantes não ficassem de fora do momento.
Continua depois da publicidade

Toda a produção do casamento foi completamente diferente do que havia sido planejado há tanto tempo. Os padrinhos tiveram de se virar e adotar outras funções: viraram cerimonialistas, decoradores, maquiadores, cabeleireiros, fotógrafos, cinegrafistas e até DJ. O campo foi o mesmo onde já aconteceria a cerimônia, mas teve de ter outro espaço preparado em razão da conexão com a internet. A decoração foi feita um dia antes da cerimônia pelo noivo e um dos padrinhos. Até a cruz de madeira, que fazia parte da decoração, foi preparada pelo próprio noivo.

– Na cerimônia estavam apenas dois casais de padrinhos que já estavam com os trajes prontos. Como nós já íamos manter o contato com eles por causa da preparação da cerimônia, com uma das madrinhas, por exemplo, que já ia fazer a minha maquiagem, eles acabaram também participando do momento presencialmente – explica Maira.
No fim das contas, o evento foi mais emocionante do que o imaginado. O casal conta que a participação das pessoas na transmissão ao vivo foi importante e os fizeram se sentir ainda mais amados.

– A parte mais difícil da preparação do casamento foi a lista de convidados. Infelizmente a gente não tinha conseguido convidar todas as pessoas que gostaríamos, porque as duas famílias são muito grandes. Com a transmissão, muito mais gente conseguiu participar desse momento. Até pessoas que não falávamos há bastante tempo. Foi muito significativo para nós – conta Renato.
Continua depois da publicidade
Além de inspirar outros casais a fazer o mesmo, eles destacam que, embora difícil, a situação os fez enxergar o que realmente importa: o amor e a união.

– Na preparação de um casamento, a gente se preocupa muito com detalhes. É preocupação com docinhos, decoração, vestido, maquiagem… E a gente acaba esquecendo o mais importante: estarmos juntos – completa Renato.
Este foi o primeiro casamento que o pastor Rafael Coelho realizou neste formato, mas já há outros na lista de espera os quais também terão transmissão ao vivo.
Para os noivos, todos os detalhes ganharam um peso ainda mais significativo, já que tudo foi preparado por pessoas tão especiais. Mesmo assim, a festa continua marcada para o ano que vem, como uma renovação de votos e mais um motivo para a comemoração entre amigos e familiares.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias da região Norte de SC.