Casais que desejam oficializar a união sem preocupações com gastos expressivos podem encontrar no Casamento Coletivo de Blumenau a alternativa perfeita. Isso porque a 9ª edição do evento já foi confirmada para este ano e ocorre em 11 de novembro, no Ginásio Sebastião Cruz — o Galegão. A cerimônia é gratuita, voltada a pessoas de baixa renda. As inscrições deverão ser feitas entre 17 de julho e 13 de outubro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Para participar, ao menos um representante do casal precisar ir até a sede da Pró-família no período mencionado com uma ficha devidamente preenchida e a relação de documentos necessários para o casamento. Eles podem ser acessados pela internet, no site da prefeitura.

A secretaria fica na Rua Itapiranga, nº 368, bairro Velha, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

— Depois conferida a documentação, agendados o horário para o encaminhamento ao cartório. No cartório será necessária a presença de ambos os noivos. É importante que os casais se atentem para as etapas, os prazos e a documentação, para que tudo transcorra conforme necessário — destacou o secretário da Família, Julio César Pereira.

Continua depois da publicidade

Registro co Casamento Coletivo em 2022 (Foto: Eraldo Schnaider)

O evento é feito em parceria com os cartórios de registro civil de Blumenau e tem autorização do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para proporcionar a união civil de forma gratuita.

Desde a primeira edição, em 2007, mais de 2,5 mil casais já trocaram o tão esperado “sim”. No ano passado, foram 225 e, para 2023, a expectativa é que cerca de 200 também participem do evento em novembro.

O Casamento Coletivo é destinado para moradores de Blumenau com hipossuficiência declarada e, assim como nas edições passadas, contemplará apenas a cerimônia civil, com início às 9h.

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também:

Blumenau busca empresas dispostas a ajudar quem sonha com o casamento

Casamento coletivo em Indaial tem data confirmada em 2023; veja como se inscrever