Quem costuma participar da Schützenfest todos os anos já deve ter visto duas carismáticas figuras no desfile ou no estande de tiro. O casal Alvino Engelmann, 67 anos, e Velanda Hünnike Engelmann, 65 anos, estão entre os atiradores mais antigos do Vale do Itapocu e fazem questão de exibir os coletes cheios de medalhas – uma pequena parte das premiações, já que o casal garante ter recebido mais de mil insígnias.
Continua depois da publicidade
Moradores de Guaramirim e associados à Sociedade Brüderthal, Alvino e Velanda participam das competições da Festa dos Atiradores desde a primeira edição, em 1989. O gosto pelo hobby começou em 1985, consequência dos bailes que frequentavam nas sociedades.
O casal começou praticando o tiro seta e depois passou a disputar o chumbinho e o carabina 22. A mira de dar inveja foi aperfeiçoada com as décadas de prática – Alvino já foi rei do tiro nas festas de atiradores da região cerca de 15 vezes, enquanto Velanda recebeu o título em 19 oportunidades.
– A gente compete sempre esperando que o próximo tiro seja melhor que o primeiro – comenta Alvino.
Continua depois da publicidade
Para ser bom no tiro, Alvino garante que é fundamental manter a calma e a postura correta e se concentrar somente no alvo. Se o tiro foi ruim, é preciso manter a calma e tentar de novo.
– Tem que ficar posicionado meio de lado e o olho não pode sair da mira – ensina Alvino, com a experiência de quem tem muita história para contar.
Organizadores esperam 30 mil pessoas neste fim de semana
O fim de semana promete ser o mais movimentado da 25ª Schützenfest. A expectativa dos organizadores é que mais de 30 mil pessoas passem de sexta a domingo no Parque Municipal de Eventos.
Continua depois da publicidade
Até quinta-feira, o público foi de 47.179 pessoas. Foram consumidos 24.389 litros de chope e dados 54.224 tiros. Além disso, o que vai levar jaraguaenses e turistas às ruas é o segundo desfile do evento, às 10 horas deste domingo, na rua Walter Marquardt. A rua será interditada no trecho entre o Fórum e o Parque de Eventos.
PROGRAMAÇÃO
Sábado
Até as 19 horas, entrada gratuita. Depois, R$ 10.
Das 9 às 17 horas – Fabricação de cerveja artesanal – método tradicional.
Pavilhão A
20 horas – Fritz 4.
22h30 – Estrela de Ouro.
2 horas – Vox 3.
Pavilhão B
18 horas – Estrela de Ouro.
20 horas – Cerimônia de
premiação e coroação das
majestades do tiro 2013.
21 horas – Die Brandts.
20h30 – Grupo folclórico adulto Bergland.
23h30 – Grupo folclórico adulto Regenwalde Tanzgruppe.
00 horas – Banda Mensagem.
Pavilhão C
23 horas – Rogério Magrão.
Domingo
Até as 17 horas, entrada gratuita. Depois, R$ 5.
10 horas – Desfile de homenagem aos 25 anos da Schützenfest, na rua Walter Marquardt.
Pavilhão A
12 horas – Banda Versales.
17 horas – Banda Cavalinho.
19h30 – Os Montanari.
Pavilhão B
11h30 – Die Brandts. Grupos folclóricos Mirim Bergland, Mirim Sünntos Volkstanzgruppe, Sünnros Volkstanzgruppe e Mirim Regenwalde Tanzgruppe.
15 horas – Banda Fridas.
17 horas – Grupo folclórico Neuer Fluss.
17h15 – Banda Hannover.